MERCADO

14º Insectshow traz inovações em práticas de manejo para produtores de cana-de-açúcar


O 14º Insectshow – Seminário Sobre Controle de Pragas de Cana foi realizado nos dias 4 e 5 de julho na cidade de Ribeirão Preto – SP, sendo marcado por vários lançamentos e novidades no mercado de inseticidas e nematicidas.

O engenheiro agrônomo Luís César Pio, presidente da Herbicat, iniciou o evento com a apresentação sobre “As melhores técnicas para aplicação de inseticidas em cana”. Ele abordou que não são somente bons produtos que geram resultados na aplicação, mas também é necessário maior conhecimento e melhorias nos pulverizadores utilizados na aplicação. O apresentador comentou sobre as condições ideais de aplicação, que variam de acordo com a especificidade de cada defensivo agrícola aplicado, para que o produtor tenha maior aproveitamento dos insumos utilizados e reduza os danos causados ao maquinário. Além disso, também apresentou o novo projeto de pulverizadores da Herbicat, que conta com dois discos de corte por linha e tem capacidade de cobrir uma maior área de aplicação, sendo otimizado para pulverizações utilizando produtos biológicos.

Na mesma linha de melhoramento na aplicação de defensivos, a segunda apresentação do dia foi do CEO da empresa Strider, Luiz Tângari, onde apresentou a tecnologia de controle fitossanitário com uso de Tecnologia da Informação, e para a cultura da cana pode auxiliar no controle da infestação por Broca-da-cana, aumentando a produtividade em até 1,6 toneladas de cana por hectare. Com o Protector, produto desenvolvido para otimização de aplicação de insumos em plantações, o agricultor define o plano de monitoramento: quais campos, rotas e pontos de medição devem ser feitos por cada técnico. Esse monitoramento colabora com a redução de gastos com combustíveis e agroquímicos de forma simples e direta. Além de monitorar pragas, o Protector permite marcar o estágio de desenvolvimento da safra, monitorar indicadores de desenvolvimento vegetal, identificar problemas em geral e monitorar armadilhas. A plataforma funciona sem a necessidade de conexão com à internet, sendo sincronizados os dados de atividades ao final do dia.

A pesquisadora científica do Instituto Agronômico de Campinas, Leila Luci, apresentou um seminário sobre “Manejo de nematoides para maximizar a produtividade” a pedido da FMC. Para a cultura de cana-de-açúcar são encontradas 4 espécies de nematoides que podem causar danos significativos a produção, sendo a Pratylenchus zeae a mais predominante. A aparição dessa praga ocorre em qualquer tipo de solo, porém é mais intenso em solos argilosos. Os nematoides não causam mortes no canavial, porém deixa-os irregulares e poucos produtivos. A segunda parte da apresentação ficou responsável pelo gerente regional de marketing da FMC, Vinicius Batista, apresentando os resultados obtidos com os nematicidas do portfólio empresa, o Furadan e o Marshal Star. Além disso, a FMC apresentou um novo projeto da empresa, que tem como objetivo levar ao campo informações técnicas sobre os nematoides, as melhores práticas de manejo e soluções integradas através de ferramentas interativas e de fácil acesso. O projeto terá duração de 12 meses e atenderá agricultores de 110 cidades brasileiras.

A Bayer também esteve presente no evento, demonstrando o inseticida Belt para o manejo da broca da cana. O ingrediente ativo do produto é a Flubendiamida e seu modo de ação é através do contato e ingestão pelo inseto, atuando no receptor de rianodina, o que faz liberar todo o cálcio disponível de maneira descontrolada. O resultado é uma forte contração muscular, fazendo com que a lagarta cesse a sua alimentação após 1 hora e caia da planta após 24 horas. O apresentador demonstrou a performance do produto em comparações com a testemunha e concorrentes.

As perdas de produção com nematoides podem chegar a US$ 10 bilhões, sendo que os custos de soluções fitossanitárias para controle dessa praga são de US$ 0,07 bilhões, um valor muito pequeno comparado aos danos causados. A Adama apresentou o seu novo nematicida que leva o nome de Legado. O produto levou 10 anos para ser desenvolvido e seu ingrediente ativo é o Fluensulfone, que possui registro em 22 países. O novo produto da Adama permite uma redução de 84% de gramas de ingrediente ativo por hectare, possui baixíssima toxicidade para humanos e animais e pode ser utilizado em mais de 60 culturas. O controle da população dos nematoides Meloidogyne javanica e Pratylenchus zeae, principais espécies que causam danos em canaviais, com o Legado são de 94% e 85%, respectivamente, podendo levar a produtividades de 108 toneladas de cana por hectare.

A divisão agrícola da DowDuPont, Corteva Agriscience, esteve presente no evento apresentando o seu novo inseticida, batizado como Revolux. O produto conta com os ingredientes ativos Metoxifenozide 300 g/L e o Espinetoram 60 g/L. O Revolux permite inibir a alimentação do inseto entre 2 a 24 horas e inativar os movimentos das lagartas e a mortalidade ocorre entre 24 a 72 horas.  As vantagens deste novo produto são o longo período residual, efetividade através do contato e ingestão, resistência à lavagem por chuva e ação ovicida, principalmente sobre ovos depositados nas folhas recém-tratadas.

O evento se encerrou na tarde do dia 5 de julho em alta, contando com a presença de 14 patrocinadores e 13 apoiadores. As novidades e palestras apresentadas virão em auxílio do produtor de cana, que poderá contar com produtos mais robustos e técnicas de manejo de pragas mais eficientes e sustentáveis.

Equipe Global CropProtection, 17/07/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close