USO E APLICAÇÃO

Fungicida preventivo é capaz de aumentar o rendimento da soja


A aplicação preventiva de fungicidas pode aumentar o rendimento da colheita de soja em mais de 5 sacas por hectare. Essa é a conclusão de um programa realizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Bayer, chamado de “De Primeira, Sem Dúvida”, que visava comparar a produtividade da soja sob aplicação preventiva e atrasada dos defensivos.

De acordo com Carolina Deuner, professora da universidade e uma das coordenadoras do projeto, foram colhidas 71,2 sacas por hectare quando o fungicida foi aplicado de maneira preventiva e 66,1 sacas por hectare quando o manejo foi feito com atraso A partir disso, ela conclui que o manejo preventivo é determinante para um bom rendimento da colheita.

“Este é o terceiro ano que conduzimos esse projeto com o objetivo de mostrar ao produtor a importância da aplicação do fungicida no momento correto. Com diferença de apenas sete dias entre o momento correto e o atrasado, resultou no dano de 5,1 sacas por hectare ou 43 quilos de soja por dia”, comenta.

A pesquisadora afirma ainda que as doenças costumam variar o seu “ciclo de aparição” conforme as condições climáticas. No caso da ferrugem asiática, por exemplo, chegou 30 dias mais cedo do que na safra passada, a diminuição dos danos só foi possível devido a aplicação correta dos agroquímicos.

“Apesar da ferrugem asiática ter ocorrido mais tarde, o produtor conseguiu ter um bom controle da doença por entrar no momento correto, por respeitar o intervalo entre as aplicações, por alternar grupos químicos e por utilizar fungicidas multissítios associados aos fungicidas sítios específicos”, explica.

Segundo o pesquisador Ricardo Balardin, do Instituto Phytus, que também participou do estudo, mesmo com as doenças se manifestando inesperadamente, o agricultor conseguirá fazer o controle correto se observar cuidadosamente as recomendações dos especialistas. “Se o produtor começar a cuidar cedo, a colheita vai ser boa”, conclui.

AGROLINK – Leonardo Gottems, 04/10/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close