SUSTENTABILIDADE

Adraal promove recebimento de embalagens vazias de defensivos


Das 08h30min às 16 horas desta terça-feira, 06 de novembro, produtores do município de Igreja Nova poderão devolver as embalagens vazias de defensivos agrícolas devidamente lavadas e inutilizadas no evento de recebimento itinerante promovido pela Adraal (Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas).

O ponto de coleta da ação que acontece em parceria com a Codevasf e tem apoio da Adeal (Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas), Emater (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas) e inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) será montado na Sede do Irrigado de Boacica, na zona rural.

A iniciativa é uma das atividades que contribuem para o sucesso do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), que no primeiro semestre de 2017 destinou mais de 23,5 mil toneladas do material. A região nordeste contribuiu com 2,7 mil t de embalagens vazias, o que corresponde a 12% do total nacional.

Há 15 anos, o inpEV atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

AquiAcontece, 05/11/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close