MERCADO

Nufarm australiana alerta para risco de oferta da China


A Nufarm está procurando maneiras de reduzir o risco de oferta apresentado pela China, sendo a única fonte de produtos agroquímicos como herbicidas, inseticidas e fungicidas necessários para a produção agrícola na Austrália.

A empresa disse que a recente escassez ilustrou como a agricultura australiana se tornou dependente da China – não apenas como cliente, mas como fornecedor. A Nufarm disse que os agricultores australianos agora dependem mais do que nunca de produtos chineses para a produção de trigo, cevada e alimentação dos animais.

O gerente geral da Nufarm para a Austrália e Nova Zelândia, Peter O’Keefe, disse que a empresa está procurando opções para mitigar o risco de fornecimento. “Sabemos que a segurança do fornecimento é uma questão mais ampla que também está nas mentes do governo”, disse ele.

“Como nação, a Austrália perdeu muita produção doméstica nas últimas décadas, principalmente porque somos um mercado pequeno e lutamos para competir sem escala e acesso a energia e mão-de-obra com preços competitivos. “Claramente, insumos como proteção de culturas e fertilizantes são essenciais para apoiar a produção doméstica de alimentos e as exportações agrícolas”.

Culturas de inverno
Os agricultores se queixaram da escassez de fertilizantes e produtos de proteção de culturas, incluindo o herbicida Glifosato, que é o produto químico agrícola mais vendido na Austrália.

Há cinco anos, 60% do Glifosato era fornecidos já na forma de produto formulado pela China à Austrália. Atualmente esse número subiu para 70 a 80%.

“A Nufarm opera em cerca de 100 países e a Austrália se destaca como um dos mercados mais abertos, com poucas barreiras à entrada.”

“Quando você combina isso com a nossa proximidade com a China, o resultado são margens de proteção de culturas estruturalmente mais baixas do que qualquer outra região em que operamos”.

A gigante de fertilizantes do Canadá, Nutrien and Elders, que fornece aos agricultores, garantiu aos clientes que eles podem adquirir estoque suficiente para atender à demanda, que disparou após as recentes chuvas.

No entanto, a Nutrien também apontou que os ingredientes ativos em uma variedade de herbicidas, pesticidas e fungicidas só podem ser obtidos da China.

Fonte: Financial Review, 29/04/2020

Fonte da imagem: Imagem de Rebecca Lintz por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close