FORMULADOS

Basf lança herbicida Luximo com novo mecanismo de ação


Pesquisadores da Basf desenvolveram o herbicida Luximo, com novo mecanismo de ação no controle de plantas daninhas. Já aprovado na Austrália desde 2019, agricultores da União Europeia e do Reino Unido devem ser os próximos a se beneficiarem com esta importante ferramenta para o controle de gramíneas. O lançamento no Brasil e na Argentina também deve acontecer nos próximos anos, inicialmente para os cultivos de trigo e arroz, mas com extensão para soja e outros grandes cultivos.

No esforço contínuo de combater a resistência das plantas daninhas, mecanismos de ação únicos são essenciais para proteger as lavouras e as fontes alimentares de uma população em crescimento. Pesquisadores da Basf dedicados em encontrar soluções viáveis para esse desafio chegaram ao Luximo, um herbicida que recebeu a primeira nova classificação de mecanismo de ação do Comitê de Ação a Resistência aos Herbicidas (HRAC) desde 1985.

“Fornecer aos agricultores uma nova ferramenta como Luximo – o primeiro herbicida com novo mecanismo de ação em quase 35 anos – é um momento emocionante para toda a indústria e oferecerá aos agricultores a oportunidade de superar a resistência das mais problemáticas gramíneas em seus sistemas de cultivos”, afirmou Rex Liebl, responsável pelo Desenvolvimento Global de Herbicidas da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf.

“O Luximo é um complemento essencial para as soluções de manejo de plantas daninhas. Ele foi projetado para se tornar a espinha dorsal de programas eficazes e sustentáveis no controle de plantas invasoras, onde a rotação de vários mecanismos de ação é essencial para combater a resistência”, explica Liebl.

Graças ao seu novo mecanismo de ação, Luximo não tem resistência cruzada conhecida. Ele fornece controle residual no solo contra um amplo espectro de gramíneas nos cultivos de cereais, incluindo as resistentes e difíceis de controlar, como o azevém e o capim-arroz.

Luximo é o primeiro ingrediente ativo na classe “Grupo Q” ou “30” do novo mecanismo de ação do HRAC, que representa a inibição de enzimas da síntese de ácidos graxos Tioesterase (FAT). Essas enzimas são vitais para o desenvolvimento e as funções da membrana celular da planta. Sua inibição interrompe a germinação e, consequente, a emergência das plantas daninhas.

O HRAC é um organismo internacional fundado pela indústria agroquímica, ajudando a proteger a produtividade e a qualidade dos cultivos em todo o mundo, apoiando os esforços no controle de plantas daninhas resistentes a herbicidas. Ao coletar, avaliar e compartilhar informações sobre a resistência às plantas daninhas, o HRAC atua como uma fonte abrangente e confiável para aqueles que alimentam uma população em crescimento.

Fonte: Grupo Cultivar, 17/06/2020

Fonte da imagem: Imagem de Erich Westendarp por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close