USO E APLICAÇÃO

Estudos com o silício comprovam controle de nematoides


O controle de pragas e doenças é uma parte essencial do manejo da produção de café, garantindo que as lavouras produzam mais e com qualidade. Uma das principais pragas cafeeiras no Brasil é a infestação por nematóides do gênero Meloidogyne que afeta mais de 50% das áreas de produção em Minas Gerais, por exemplo.

Em geral, o controle dessas pragas é feito com o uso de defensivos agrícolas. Outra opção é pelo o uso de variedades geneticamente resistentes aos nematóides, mas elas são escassas e limitadas a algumas espécies de cafeeiros.

O Dr. Fabrício Rodrigues, juntamente com diversos outros pesquisadores, realizou experimentos para avaliar o potencial da nutrição com o silício no manejo integrado de infestações por nematóides Meloidogyne.

No artigo Biochemical responses of coffee resistance against Meloidogyne exigua mediated by silicon, o Dr. Fabrício e seus colegas inocularam ovos do parasita em dois diferentes cultivares de café C. arabica. As mudas foram tratadas com diferentes fertilizantes, incluindo doses de silício.

Após 120 dias, os pesquisadores avaliaram parâmetros como a quantidade de ovos presentes nas raízes do café, bem como a penetração dos nematóides no sistema radicular. A conclusão foi de que os pés de café que receberam o tratamento com silício tiveram uma resposta bioquímica mais eficiente contra a infecção.

As atividades biológicas e metabólicas das plantas também foram avaliadas e os pesquisadores concluíram que os resultados estão associados ao estímulo da produção de enzimas e compostos fenólicos que combatem a infecção.

Nos pés de café tratados com silício, houve redução da capacidade reprodutiva do nematóide nas raízes, associado ao aumento da produção de lignina e da atividade das enzimas peroxidase de fenóis (POX), polifenoloxidase (PPO) e fenilalanina amonialiase (PAL), especialmente para cultivares suscetíveis à infecção. Entre outras funções no ciclo vital do café, essas enzimas estão ligadas à síntese da lignina, a qualidade da bebida do café e ao metabolismo da amônia, respectivamente.

Fonte: Agrolink, 07/07/2020

Fonte da imagem: Imagem de vandelino dias Junior por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close