FORMULADOS

Ministério da Agricultura registra 38 defensivos agrícolas genéricos


O Ministério da Agricultura registrou 38 novos defensivos agrícolas. Todos os produtos utilizam ingredientes ativos já registrados anteriormente no país. O Ato 43 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária foi publicado nesta sexta-feira, 31, no Diário Oficial da União (DOU).

“Os novos registros são importantes pois diminuem a concentração do mercado de defensivos e aumentam a concorrência, o que resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira”, destaca o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, Bruno Breitenbach.

Entre os produtos registrados nesta sexta-feira, 13 são produtos biológicos, sendo 11 deles compostos por microrganismos como a Beauveria bassiana, o Bacillus amyloliquefaciens ou o Metarhizium anisopliae, que são agentes biológicos de controle de pragas que atacam os cultivos brasileiros. Outro produto utiliza a vespa Cotesia flavipes para o controle biológico da broca da cana-de-açúcar; e um outro produto de baixo impacto que utiliza um óleo extraído da planta Azadirachta indica de origem indiana conhecida como Neem e tem efeitos natural inseticida, podendo inclusive ser utilizado para os cultivos orgânicos.

Além do extrato de Neem, outros quatro produtos dos defensivos biológicos estão autorizados para uso no controle de pragas de cultivos orgânicos. Ao todo, em 2020, já foram registrados 45 produtos considerados de baixo impacto (biológicos e orgânicos).

Fonte: CanalRural, 31/07/2020

Fonte da imagem: Imagem de Narcis Ciocan por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close