NOVAS TECNOLOGIAS

Lançado biológico específico para Spodoptera em soja Bt


A AgBiTech anunciou esta semana o lançamento do inseticida biológico Lepigen, indicada especificamente para o controle de Spodoptera spp. na soja “Bt” ou Intacta. Segundo a empresa australo-americana, o novo produto estará disponível para comercialização e aplicação já na safra 2020-21.

De acordo com o diretor de marketing da AgBiTech Brasil, engenheiro agrônomo Murilo Moreira, a soja “Bt” ou Intacta corresponde à maior fatia de vendas de lagarticidas químicos do mercado brasileiro, da ordem de US$ 245 milhões. A adesão às sementes com essa tecnologia pelo produtor chegou a 74% da área de soja na última safra, contra 65% do ciclo 2018-19.

O agrônomo assinala que as plantas “Bt” ou Intacta não são efetivas à ação da Spodoptera spp. “Esse cenário leva à necessidade de se promover a rotação entre produtos com modos de ação distintos, químicos e biológicos, com objetivo de reduzir a seleção de populações resistentes”, complementa Moreira.

Conforme Moreira, em lavouras nas quais há baixa infestação ou surtos iniciais de Spodoptera spp., Lepigen pode ser aplicado isoladamente, ou seja, sem necessidade de manejo integrado a inseticidas químicos. “O controle dos primeiros surtos da lagarta é essencial, pois sabemos hoje que mais de noventa por cento dos danos causados à soja por Spodoptera spp. são ocasionados pelas lagartas médias e grandes, a partir do quarto ‘ínstar’”, explica ele.

De acordo com o agrônomo, do início da infecção da Spodoptera spp. pelo baculovírus de Lepigen, até a morte da praga, decorrem de três a sete dias. Moreira destaca também que as pesquisas que antecederam ao lançamento do produto, no Brasil, contaram com a participação de acadêmicos e consultorias de renome, tais como Ceres, Fundação Chapadão, Fundação MS, Fundação MT, Gapes e Unesp de Ilha Solteira (SP).

Fonte: Agrolink, 19/08/2020

Fonte da imagem: Imagem de Julio César García por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close