FORMULADOS

Ministério da Agricultura aprova extensão de uso de 17 defensivos agrícolas


O Ministério da Agricultura aprovou a extensão do uso de 17 defensivos agrícolas em culturas de suporte fitossanitário insuficiente (CSFI), também conhecidas como “minor crops”. A medida atende produtores de hortaliças, pulses, leguminosas, frutas e flores. Com isso, os produtores dessas culturas poderão utilizar os produtos já disponíveis no mercado e antes indicados apenas para outros cultivos. Recentemente, o ministério já havia aprovado a extensão de uso de três defensivos agrícolas para as culturas minor crops.

Para as culturas do amendoim, ervilha, feijões, grão-de-bico e lentilha são seis extrapolações de uso de diferentes ingredientes ativos – cloridrato de cartape, lambda-cialotrina e diafentiurom e as misturas de dinotefuram com piriproxifem, azoxistrobina com mancozebe, e lambda-cialotrina com clorantraniliprole. São ingredientes que já tinham registro de pelo menos uma dessas culturas.

O produto à base de Boscalida vai poder ser usado desde as frutas de casca não comestível, passando pelo grupo das frutas que possuem casca comestível, o das raízes e tubérculos, o das hortaliças folhosas e ervas aromáticas, até o grupo das leguminosas e oleaginosas.

As culturas das hortaliças folhosas também foram contempladas com um fungicida que é uma mistura de fluxapiroxade com piraclostrobina para controle, principalmente, de mancha preta (Alternaria brassicae) e mal das folhas (Septoria lactucae).

Nas culturas de milheto e sorgo foram incluídos produtos à base de carfentrazona-etílica e da mistura de clorantraniliprole com lambda-cialotrina. Já as culturas de batata-doce, batata-yacon, beterraba, cará, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha-salsa, nabo e rabanete foram contempladas com a extrapolação de uso de um produto à base de clorotalonil.

A cultura da melancia ganhou um inseticida à base de teflubenzurom para controle de broca dos frutos (Diaphania nitidalis) e lagarta mede-palmo (Trichoplusia ni). Já para a uva foi um à base de lambda−cialotrina.

Um produto cujo ingrediente ativo é captana que já era recomendado para cebola, pêssego e uva teve mais alvos biológicos incluídos em sua indicação de uso dessas culturas. O mesmo aconteceu com um produto à base de glufosinato – sal de amônio para a cultura da cevada. As frutas ameixa, cacau, nectarina, pera, pêssego, seringueira e uva que já possuem o uso do Glifosato autorizado, agora contam com mais um produto comercial com esse princípio ativo.

As plantas ornamentais foram contempladas com um produto à base de lambda-cialotrina com clorantraniliprole e a Duboisia, que é uma planta de uso medicinal da qual é extraído o princípio ativo do medicamento conhecido como ‘Buscopan’, teve a inclusão de dois produtos, sendo um à base de Clorotalonil e outro à base de fipronil.

Fonte: Canal Rural, 20/10/2020

Fonte da Imagem: Imagem de andreas160578 por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close