NOVAS TECNOLOGIAS

Potencial substituto do glifosato é desenvolvido


01

Angélica del Carmen Ruiz Font, vinculada ao Centro de Pesquisas em Biotecnologia Aplicada (CIBA) Tlaxcala, indicou que por meio dessa tecnologia foi possível selecionar, entre cerca de 40 microrganismos, oito bactérias gram positivas que regulam o crescimento de sementes silvestres, que competem com as plantas cultivadas por luz, água e nutrientes do solo, reduzindo assim a produtividade e a qualidade, além de dificultar a irrigação e a colheita.

Para obter o material, o pesquisador faz uma triagem do solo. Bactérias Gram positivas com certos nutrientes são colocadas em placas de Petri e as sementes também são adicionadas para selecionar microorganismos com potencial para deprimir as plantas. “Dessa forma, as bactérias com maior capacidade de regular o crescimento das plantas herbáceas são isoladas alimentando-se de suas raízes; bem como seus termos de germinação”.

Ruiz Font explicou que o trabalho, que começou como uma pesquisa básica, tornou-se uma tecnologia que pode trazer muitos benefícios para o campo e a população, graças ao vínculo com o setor produtivo liderado pela empresa CoxBiopharma, bem como à colaboração com alunos do mestrado em Biotecnologia Produtiva, com os quais formou um sólido grupo para o desenvolvimento de ciências aplicadas que forneçam solução para um problema real.

Fonte: Leonardo Gottems – Agrolink, 01/12/2020

Fonte da imagem: Imagem de Th G por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close