NOVAS TECNOLOGIAS

Aplicação com drones reduz custos de pulverização em grandes áreas


Uma parceria entre a Raízen e a agtech Arpac constatou por meio de testes a campo uma economia de 47% nas operações e de 82% no uso de insumo nos processos de pulverização realizados por drones.

Intermediado pelo Pulse, o hub de inovação da Raízen, o projeto tende a crescer e aumentar a escala de aplicação, ocorrerá uma variação nos resultados, mesmo assim, seguirão muito positivos em relação aos ganhos obtidos.

A previsão com a utilização em uma área maior é que a economia operacional fique em torno dos 30% e de insumos por volta de 60%. A expectativa da companhia é replicar a solução não apenas em áreas comerciais próprias, mas também estender o uso aos seus fornecedores de cana.

O método inovador contribui para a redução no uso de defensivos, o que resulta também em um menor impacto ambiental, com a melhor aplicação de insumos de forma mais eficaz e precisa.

Presente no ecossistema de inovação com defensivos biológicos em conjunto com outras agtechs do Pulse, a ARPAC faz uso de inteligência artificial para identificar plantas daninhas e, posteriormente, operar drones dedicados aos serviços aéreos de aplicação localizada de insumos agrícolas.

A startup é especializada na operação das culturas brasileiras e foi convidada a participar do hub após reconhecimento da capacidade de escalonar suas operações tecnológicas dentro da Raízen.

Aplicação no campo

Iniciado no segundo semestre de 2019, o projeto piloto foi dividido em três etapas. A primeira realizou a validação técnica da aplicação em uma área de 16,1 hectares da Raízen na região de Jaú (SP); a segunda, os testes passaram a ser trabalhados em uma área maior (200 hectares) com o objetivo de entender a aplicabilidade da tecnologia em uma escala comercial.

Já no primeiro semestre deste ano, o piloto chegou a última etapa, sendo utilizado em 2,3 mil hectares de canavial, com a validação quanto a eficiência, assertividade e redução de insumos em larga escala. Para os próximos passos, a expectativa é testar a tecnologia em mais 32 mil hectares até o final da safra 2021.

Os testes mostram o mapeamento por drones acelerou e aumentou a precisão da localização das plantas daninhas, o que reduziu a área de pulverização de 21,2 hectares para 9,79 hectares em lavoura produtiva de cana-de-açúcar.

“Uma área de aproximadamente 46% de infestação teve economia de 26,5% de produto aplicado, em comparação ao método tradicional realizada por aviões agrícolas. Comprovamos que a tecnologia gera economia de insumo, com aplicação localizada, o que contribui para a redução de custos e aumento da produtividade nos canaviais”, explica Eduardo Goerl, CEO e fundador da Arpac.

Com o sucesso dos testes alcançados no campo, a Raízen contratou a agtech como prestadora de serviço para a pulverização por drone. “Após a validação e os resultados, criou-se uma grande expectativa devido à facilidade logística quando comparada a operação convencional mecanizada. A incorporação de um processo inovador vem apresentando benefícios quanto ao timing de controle de algumas plantas daninhas, agregado a redução de custos”, pontua Murilo Bassan, especialista de Operações Agrícolas Corporativo da Raízen. (com informações da assessoria de imprensa)

Fonte: AG|Evolutions, Canal Rural, 06/01/2021

Fonte da imagem: Imagem de Herney Gómez por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close