FORMULADOS

É lançado novo fungicida de cobre contra ferrugem asiática


A empresa agroquímica portuguesa Ascenza (antiga Sapec Agro) anunciou o lançamento do fungicida protetor multissítio Cuprital 700. Tendo como ingrediente ativo o oxicloreto de cobre (Cu+2) em alta concentração, o produto é recomendado para controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), que provoca danos de até 90% nas lavouras brasileiras.

O Cuprital 700 também tem ação bactericida e visa diminuir o risco de desenvolvimento de resistência dos patógenos causadores da doença, sempre de forma preventiva. De acordo com a fabricante, o produto atua em diferentes pontos do fungo para impactar na resistência desses organismos.

O diretor comercial da marca no Brasil, Renato Francischelli, destaca que a novidade é totalmente diferenciada e com alta tecnologia empregada em sua formulação. “O Cuprital 700 tem três grandes pontos de exclusividade: formulação líquida com suspensão concentrada, alto índice de cobre metálico (700 g/L) e ele ainda é classificado toxicologicamente como categoria 5 – Produto Improvável de Causar Dano Agudo, ou seja, dentre os produtos à base de Cu+2 nas formulações WG e SC, ele é toxicologicamente menos restritivo”, aponta.

A concentração de oxicloreto de cobre do lançamento é de 1.196,8 g/L, o que equivale à 700 g/L de cobre metálico, fazendo com que o Cuprital 700 seja o fungicida nessa linha com a maior concentração do mineral no Brasil. Isto resulta em uma menor dose por hectare, beneficiando o produtor na manipulação, dosificação e descarte de embalagens. O produto também pode ser aplicado em misturas com os fungicidas de sítio específico.

A Suspensãoo Concentrada (SC) a qual o produto foi desenvolvido facilita a sua diluição na hora da aplicação, mesmo em volumes menores, mantendo as características essenciais do cobre, entregando assim mais eficiência, e praticidade na hora do preparo da calda e na aplicação.

O Cuprital 700 é indicado para ser utilizado como uma ferramenta de mitigação de risco protegendo a lavoura do surgimento de populações de patógenos resistentes aos fungicidas de ação específica. Desde 2015 a Ascenza tem testado o produto em ensaios em território nacional e com diferentes instituições de pesquisa.

Um desses trabalhos foi desenvolvido pela Embrapa na safra 2018/2019. No experimento para produtos à base de cobre isolados, com 14 dias de intervalo entre as aplicações, o controle do Cuprital 700 chegou a 33%, enquanto um dos outros tratamentos alcançou 30%. Já com 10 dias de intervalo, esse número é de 56% para o Cuprital 700 e 42% para uma das testemunhas. Com 14 dias de intervalo entre aplicações em mistura com Metominostrobina + Tebuconazol o produto chegou a 64% de controle no fungo, enquanto o maior índice de outros tratamentos, 59%.

Fonte: Leonardo Gottems – Agrolink, 03/03/2021

Fonte da Imagem: Imagem de Vitor Dutra Kaosnoff por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close