USO E APLICAÇÃO

Incidência de nematoides afetam lavouras de soja na Bahia


O produtor Leandro Kohn aumentou em 15% a área de soja. Nesta safra serão aproximadamente 5,3 mil hectares, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, sendo que 20% dos grãos foram semeados em área irrigada com pivôs e o restante em sequeiro.

O agricultor acompanha de perto o desenvolvimento das plantas e já comemora o bom desempenho no campo. “Está muito bom de raiz, até quebrou aqui no arrancar, mas hoje ela está na casa em torno de 23 entre nós”.

O retorno das chuvas trouxe de volta a umidade e o otimismo de uma boa produtividade. O alto investimento busca um rendimento melhor, principalmente nas áreas irrigadas, onde os índices de produtividades são mais elevados. No entanto, a alta incidência de nematoides em alguns talhões das lavouras frustra as expectativas.

“Quando a gente fala em média geral de um pivô, a expectativa é sempre de um número alto. O problema é que sempre temos hectares que são atacados pelos nematoides e puxam a média para baixo e, traduzindo isso em números, a lavoura está no positivo onde não tem nematoide e onde se tem nematoide está no negativo. O problema está tão agravado que tem um dos pivôs aqui da fazenda que inclusive, não vamos plantar milho agora, e sim milheto, na tentativa de reduzir a população desse nematoide, na sequência plantaremos crotalária pensando na redução, o que acaba prejudicando na receita”, disse o produtor.

Os nematoides são vermes que se alimentam da raiz, prejudicam o sistema radicular e o desempenho produtivo das plantas. As espécies identificadas na região, por não ter nenhuma resistência varietal, estão com maior grau de disseminação e bastante agressivo.

“Nesta área aqui mesmo já está confirmada as perdas porque não há mais tempo de recuperação. Enquanto que na área que não tem manchas, pode se ter produtividade de 90 a 100 sacos, na região das manchas a colheita vai ser de 30 sacos”, explicou o agrônomo Jorge Damião Gomes do Carmo.

O presidente da Aprosoja Bahia, Alan Juliani, diz que regiões irrigadas com plantios de duas a três vezes por ano preocupam bastante. “A gente faz de tudo um pouco. Usamos genética, biológicos, rotação de culturas, formação de palhadas, fazemos o manejo para tentar resolver o problema, mas é gradual, temos muito trabalho pela frente. Com as chuvas, conseguimos amenizar o problema, mas com a estiagem, o problema se torna muito maior, e o nematoide acaba tirando uma boa fatia de produção do estado”, disse.

Acontece que a complexidade das espécies de nematoides na mesma área tem gerado grandes dificuldades no avanço de materiais resistentes à praga.

“Achar uma variedade que agrega toda a resposta genética a esses nematoides não é tarefa fácil. Nós temos, por exemplo, variedades isoladas resistentes a cisto, resistentes a nematoide de galha, algumas com baixa reprodução para pratylenchus, mas estamos preparando uma linhagem que já passou nos ensaios e testes finais que agrega resistência aos nematoides de galha e de Cisto, o que pode ser uma grande contribuição aqui para região oeste da Bahia, áreas possíveis onde estes dois nematoides estão associados”, finalizou o pesquisador da Embrapa Cerrados, Geraldo Carneiro.

Fonte: Canal Rural, 04/03/2021

Fonte da Imagem: Imagem de Liam Michaels por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close