USO E APLICAÇÃO

Professor da Esalq-USP apresenta métodos de controle dos nematoides da soja no Brasil


A Equipe do Portal Global Crop Protection esteve presente no treinamento sobre a “Importância Atual dos Nematoides da Soja no Brasil” conduzido pelo Profº Dr. Mário Massayuki Inomoto da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP, abordando a história dos nematoides economicamente relevantes e os principais métodos de controle destas pragas no cultivo da soja.

O principal nematoide parasita da soja é o Heterodera glycines, onde os primeiros sinais de sintomas deste nematoide em soja foram observados no final do século XIX e a sua descrição feita em 1952 no Japão. A primeira constatação científica em um país ocidental foi na Carolina do Norte, Estados Unidos em 1954. Pelo fato de cada espécie de nematoides parasitar apenas algumas culturas específicas, os primeiros métodos de controle adotados eram rotações de culturas com caupi, milho e algodão. Na década de 60, surgiu a primeira variedade de soja resistente ao nematoide, com nome comercial Pickett. A variedade Forrest apareceu no mercado em 1972, ajudando a aumentar a produtividade da lavoura. O primeiro registro do Heterodera glycines em soja no Brasil foi em 1992, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e até 1997 as práticas de controles eram rotações com milho, algodão, girassol, arroz, mamona e pastagens. Com a implementação de variedades de soja resistentes aos Heterodera glycines e a outros nematoides nativos do Brasil (como o Pratylenchus spp. e Meloidogines spp.), o controle por rotação de cultura declinou e nematicidas químicos são utilizados para controle de surtos desta praga atualmente.

Os métodos de controle apresentados foram o preventivo, a limpeza de maquinário, a certificação e limpeza de sementes e o uso de nematicidas. A utilização de máquinas e implementos agrícolas em diferentes áreas sem o procedimento de lavagem entre uma área e outra pode acarretar na dispersão dos nematoides. O controle preventivo é aquele com melhor relação custo benefício, mas é o menos utilizado pelos produtores. A certificação garante ao produtor a certeza das sementes terem passado por tratamentos e a limpeza dos grãos de soja colabora com a retirada de solos que possam estar contaminados com a praga. Os nematicidas químicos encontrados no mercado além de controlarem a praga podem também elevar a produtividade das culturas, uma vez que plantas mais sadias elevam seu potencial de crescimento e rendimento.

O curso teve duração de 4 horas e possibilitou aos participantes aumentarem os seus conhecimentos sobre os nematoides da soja e os métodos de controle disponíveis atualmente. O Profº Dr. Mário Massayuki Inomoto também ministrará um curso sobre os principais nematoides do milho no Brasil, a ser realizado no dia 14 de dezembro de 2018. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, clicando aqui, até o dia 31 de outubro.

Equipe Global CropProtection, 31/07/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close