USO E APLICAÇÃO

Combate à praga Helicoverpa armigera

Combate à praga Helicoverpa armigera


    Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos principalmente às lavouras de milho, soja e algodão.

        Aqui vocêencontra esclarecimentos e orientações a respeito desta praga exótica, uma grande preocupação do governo federal, que tem se mobilizado para desenvolver ações de combate e defesa de nossa agropecuária.

Por que essa praga é tão preocupante para os produtores?

A Helicoverpa armigera apresenta cinco características importantes:

• alto grau de polifagia, atacando várias espécies de interesse econômico, mas também hospedeiros selvagens;

• alta capacidade de dispersão dos indivíduos voadores (mariposas);

• alto potencial biótico, ou seja, elevada capacidade de reprodução e sobrevivência;

• potencial de desenvolvimento de resistência a inseticidas;

• plasticidade ecológica, ou seja, alta capacidade de adaptação a diferentes ambientes, climas e sistemas de cultivo.

Quais culturas podem ser atacadas pela lagarta?

        Existem relatos de mais de cem espécies de plantas que podem ser hospedeiras e atacadas pela Helicoverpa armigera, inclusive culturas comerciais, como feijão, soja, algodão, milho e tomate.

Quais regiões foram realmente atacadas pela Helicoverpa armigera?

     Os relatos recebidos tratam do Oeste Baiano e coletas foram realizadas nas regiões de Planaltina/DF, Londrina/PR e Mato Grosso. Mais levantamentos estão sendo realizados para caracterizar a extensão da situação.

Já existem dados sobre o prejuízo causado pela lagarta?

      É preciso uma validação dentro de estudos econômicos para mensurar o prejuízo causado pela lagarta. Apesar disso, sabe-se que é um problema muito sério que afetou produtores de vários segmentos. A Helicoverpa armigera atingiu principalmente produtores de algodão que possuem um sistema de produção muito bem estabelecido. A literatura descreve relatos de grandes prejuízos, de cerca de bilhões de dólares por ano, decorrentes de problemas com a praga.

Existem inimigos naturais para a Helicoverpa armigera no Brasil?

       Até o momento, não foram identificados em campo no País. Entretanto, segundo a literatura mundial, existem sim inimigos naturais associados a outras espécies do gênero Helicoverpa.

Existe relação entre organismos geneticamente modificados (OGM) e o problema com a Helicoverpa armigera?

     O uso contínuo de plantas Bt (veja explicações no quadro abaixo), sem o manejo adequado, pode ter favorecido o crescimento de Helicoverpa armigera, uma vez que a população das demais pragas foi reduzida. Mas nenhuma afirmação pode ser feita sem a conclusão de estudos.

       Esse fato ilustra a importância do manejo correto em plantas transgênicas, uma tecnologia de fácil adoção, mas que demanda uma condução adequada para que os benefícios sejam alcançados.

      A tecnologia Bt será uma aliada importante para o manejo dessa praga, como ocorreu na Austrália. Para tanto, será decisivo a observância do uso correto da tecnologia, principalmente relacionados aos aspectos de manejo de resistência, com plantio de área de refugio. 

Fonte: Ministério da Agricultura

09/2013

Imagem: Embrapa/Fabiano Basttos

Notícias Relacionadas

Close