SUSTENTABILIDADE

Referência em destinação de embalagens, MS comemora dia do “Campo Limpo”


No próximo dia 18 de agosto é comemorado o dia nacional do Campo Limpo, criado em 2005, por intermédio de lei federal. Em 13 anos de funcionamento, a iniciativa já reuniu cerca de um milhão de pessoas que aderiram direta ou indiretamente com a correta destinação de embalagens plásticas usadas.

A celebração este ano acontece no dia 17 de agosto (sexta-feira) e reunirá os participantes do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos), e as comunidades do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias para compartilhar os resultados e benefícios gerados por esse sistema, que é referência no país e no mundo.

A data reconhece a importância do envolvimento de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, canais de distribuição, fabricantes e poder público – para o sucesso do Sistema, que tem o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) como núcleo de inteligência.

Para João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, “abrir as portas das centrais é uma forma de mostrar para toda a comunidade que o engajamento dos elos da cadeia produtiva do agronegócio traz resultados e conquistas que todos podem comemorar. Mais do que uma obrigação legal, a devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas contribui com a conservação do meio ambiente. Em 16 anos, mais de 450 mil toneladas de embalagens vazias já foram retiradas dos campos e encontraram destinação final ambientalmente adequada”.

No estado, as atividades de celebrações do Dia Nacional do Campo Limpo acontecem em Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e São Gabriel D´oeste. Em todo Brasil, mais de 100 unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas presentes em 22 estados brasileiros realizarão ações especiais para a data.

DATA COMEMORATIVA

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde então, mais de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações.
A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindiveg), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Correio do Estado, 09/08/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close