USO E APLICAÇÃO

Bionematicida tem resultado semelhante ao químico


De acordo com estudos da pesquisadora Leila Luci Dinardo-Miranda, a utilização de nematicida biológico pode atingir eficiência equivalente à obtida com o emprego de defensivo químico. As conclusões foram publicadas em livro recém-lançado pela autora, no qual apresenta os resultados obtidos em experimentos de controle de vermes de solo.

“O bionematicida tem menos impacto ao ambiente, mas o que nos deixa bastante satisfeitos nesse caso é que os resultados do Rizotec mostraram que sua eficiência é semelhante ao químico, sem é claro, todo os impactos ambientais”, relatou Leila. No teste foi utilizado o produto biológico da Stoller, que é um isolado do fungo Pochonia chlamydosporia (Cepa PC 10).

O livro “Nematoides e pragas da cana-de-açúcar”, traz ainda um panorama dos aspectos e danos causados nesta que é uma das mais importantes culturas do País. A obra apresenta informações sobre os tipos de pragas e nematoides presentes na cana-de-açúcar no Brasil, com destaque para Pratylenchus zeae, Meloidogyne javanica, M. incognita, P. brachyurus, broca comum, broca gigante, cigarrinha das raízes e das folhas, Sphenophorus levis, Migdolus fryanus, cupins, pão-de-galinha e broca peluda, Metamasius hemipterus e formigas.

A publicação destaca ainda os aspectos da biologia, danos, fatores que influenciam as populações de cada espécie, além das técnicas de amostragem, estimativas dos níveis de dano econômico e de controle.

“Os nematoides e as pragas de solo são um sério problema para o desenvolvimento da cultura no país. Estima-se que os nematoides podem reduzir a produtividade da cana-de açúcar de primeiro corte de 20% a 30%. Além disso, causam a queda de produtividade entre 10% a 20% por corte das soqueiras, reduzir a longevidade do canavial em cerca de um corte. Por isso, o livro é uma importante ferramenta de conhecimento para o setor produtivo”, conclui a autora.

AGROLINK -Leonardo Gottems, 06/09/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close