USO E APLICAÇÃO

Benzoato de emamectina é alternativa contra Helicoverpa Armigera


Com o plantio de soja iniciado nas principais regiões produtoras do Brasil, a atenção do produtor volta-se agora para o controle das principais ameaças à cultura. Nesse cenário, a infestação de Helicoverpa armigera se mostra como uma das pragas de mais difícil combate em diversos estados brasileiros, tendo ressurgido com força total no ano passado e provocado perdas estimadas em mais de R$ 2 bilhões nos últimos cinco anos.

É consensual entre os maiores especialistas que o inseticida mais efetivo no controle da Helicoverpa armigera até o momento é o Benzoato de emamectina. No Brasil, apenas quatro produtos contendo esse ingrediente ativo estão autorizados pelos órgãos reguladores a serem utilizados.

O Proclaim 50 WG da Syngenta é o único até agora com registro definitivo para ser comercializado em todos os estados brasileiro. No entanto, os produtores de soja possuem ainda outras quatro alternativas de inseticidas à base de Benzoato de emamectina. Esses produtos possuem “registro emergencial” que vigora nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia: Emamectina Benzoato CCAB ( 50 g.i.a/kg WG ), Desafio BR ( 50 g.i.a WG ) da Ouro Fino, Emamec 20 SG ( 200 g.i.a/Kg SG ) e Benzo 200 SG ( 200 g.i.a/kg ) Tide/Prentiss.

Para se efetuar a venda dos produtos registrados na modalidade emergencial é necessário fazer a homologação junto as autoridades locais. O objetivo da Processo de homologação é garantia que o produto seja aplicado para a cultura autorizada e monitorar a ocorrência da Helicoverpa. A homologação também garante o uso do produto legalizado combatendo o contrabando de Benzoato de emamectina.

“Há muitos relatos de pessoas envolvidas com o contrabando e roubo de defensivos, assim como casos de fitotoxicidade causados por produtos contrabandeados possivelmente resultados de contaminação por herbicidas. A homologação é um processo simples que varia um pouco em relação a cada Estado”, explica o engenheiro agrônomo Josué Verba, da Prentiss.

Ele conta que a equipe da Prentiss oferece o suporte, orienta e realiza o processo de homologação para o produtor para garantir que a venda seja segura e fique dentro dos moldes da lei. Segundo ele, o Benzo 200 da Prentiss possui uma “concentração de ingrediente ativo quatro vezes maior que a do produto de referência no mercado, 200 gramas de ingrediente ativo por quilo de produto comercial, e vem em uma embalagem diferenciada, rígida de fácil manuseio. Sua formulação SG (grânulos solúveis em água) não produz pó e é de fácil manuseio”.

 Agrolink – Leonardo Gottems, 02/10/2018

Fonte Imagem: Dhiony Costa e Silva

Tags

Notícias Relacionadas

Close