USO E APLICAÇÃO

El Niño altera dinâmica de pragas e exige atenção de agricultores


As últimas informações meteorológicas confirmam a previsão de que o El Niño irá atuar em sua plenitude até o fim do ano, afetando diretamente a safra de verão 2018/2019. De acordo com o engenheiro agrônomo, a próxima safra, principalmente na região do MAPITOBA, deve vir acompanhada de um aumento na incidência de mosca-branca e percevejos nas culturas de soja, milho e algodão. “Os agricultores precisam intensificar o monitoramento e estar preparados com as medidas de controle que já utilizam. O importante é observar algumas adequações, como o cuidado de não aplicar defensivos nos horários mais quentes”, diz. A adaptação é necessária porque a baixa umidade e as altas temperaturas dificultam o translocamento (movimentação) do produto na planta, podendo diminuir sua eficiência.

Para o especialista, uma boa saída é utilizar os defensivos em conjunto com adjuvantes, que ajudam a diminuir a evaporação do produto. Outra opção é utilizar formulações mais modernas, como é o caso dos inseticidas da IHARA, Privilege e Bold. A primeira solução é a única no mercado que controla a mosca-branca em todas as fases de desenvolvimento (ovos, ninfas e adultos). Destaca-se pelo triplo modo de ação (contato, sistêmico e translaminar), o que permite que percorra toda a planta, atingindo o inseto no momento em que ele suga a seiva, além de passar através das folhas. Já o Bold é um inseticida de alto impacto contra percevejos, devido a seu efeito de choque e residual prolongado, podendo ser aplicado de qualquer forma, seja aéreo ou terrestre.

Ferrugem asiática pode aumentar no Sul

Se na parte Norte do país o problema é causado pela seca, na região Sul o excesso de chuvas é o grande vilão das lavouras, principalmente na soja. “As condições ambientais de alta umidade e temperatura, associadas à nebulosidade em condições de chuva constante, propiciam o cenário ideal para a infecção e proliferação de diversas doenças, como a ferrugem da soja. O maior tempo de molhamento foliar que ocorre nestas situações é um fator chave no estabelecimento da ferrugem”, explica Luis Demant, gerente de Produtos Fungicidas da IHARA.

Escolha de defensivos mais resistentes à lavagem pela chuva também é indicada para preservar a eficácia do controle, sobretudo em períodos mais chuvosos. “A solução de manejo da IHARA para a ferrugem asiática leva isso em conta: o Fusão EC tem alta velocidade de absorção, atingindo rapidamente todas as áreas da planta, e o Approve, com formulação diferenciada, tem resistência à chuva, ao contrário de outros fungicidas protetores”, explica Demant.

O gerente da IHARA ainda alerta para a maior possibilidade de aparecimento da antracnose e do mofo branco na região Sul, exigindo o uso de ferramentas de controle de alta eficiência contra essas doenças, como o Approve.

Cultivar, 02/10/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close