USO E APLICAÇÃO

Começo do plantio aumenta demanda por cursos de defensivos


Na última semana, oito municípios abrangidos pelo Escritório Regional de Uberaba do SENAR MINAS capacitaram cerca de 90 participantes nos treinamentos de aplicação de defensivos agrícolas. Receberam os treinamentos, feitos em parceria com os sindicatos rurais, os municípios de Araxá, Delta, Ibiá, Indianópolis, Iturama, Limeira do Oeste, Perdizes e Uberlândia. Das nove turmas de Trabalhador de apoio à agricultura / Defensivo Agrícola, cinco foram treinadas em aplicação manual e as outras quatro em aplicação tratorizada.

A mobilização de turmas para este tipo de treinamento é sempre constante dentro da Regional e a demanda cresce ainda mais entre os meses de setembro e outubro, devido ao início do plantio das culturas de verão. Este é o momento considerado ideal para qualificar o mão-de-obra para aplicação de herbicidas nas lavouras a serem plantadas.

“O Triângulo Mineiro se transformou numa grande lavoura com uso de tecnologia de ponta a ponta na produção, com a opção de preparo mínimo do solo, alguns produtores optam pelo dessecamento do mato antes do plantio e os tratos culturais são realizados com controle químico das ervas invasoras. A segurança e o sucesso desta atividade, começa com a qualificação da mão de obra para uma aplicação dentro das técnicas preconizadas. Assim colaboramos com os recordes de produção, respeitando o meio ambiente, o trabalhador e o consumidor”, esclarece Flávio Henrique Silveira, gerente do Escritório Regional do SENAR em Uberaba.

Pesquisas ressaltam que 30% dos custos da produção passam pelo bico de pulverização, e ao fazer o manejo correto, os produtos usados defendem a lavoura das pragas. É quando há o uso indiscriminado dos herbicidas que vem a preocupação, onde eles deixam de ser defensivos para se tornarem ‘nocivos’.

O instrutor Jeová Luciano Barbosa Sobrinho, que atende, dentre outras áreas, a de aplicação de defensivos tanto manual quanto tratorizado, explica que os treinamentos têm os mesmos princípios básicos, enfatizando a importância dos equipamentos de segurança e as normas a serem seguidas. O que diferencia é a forma de usar os equipamentos, por bombas costais ou trator, por exemplo, além de cada um deles ter riscos específicos que também são ensinados durante a qualificação.

“De forma simples, o treinamento se preocupa em mostrar aos participantes que ao aprender a aplicar corretamente o defensivo, ele não irá se contaminar e nem ao meio ambiente e, economicamente falando, a ideia é que o produtor e empresas otimizem os custos, gastando com o que realmente é necessário. Usando os defensivos de forma correta e segura limita-se o risco de contaminação, melhorando a aplicação e só qualificando a mão de obra teremos os resultados que buscamos para as propriedades e empresas rurais”, ressalta Jeová. Para esta semana ainda estão previstos mais cinco treinamentos do tipo pelo SENAR MINAS: em Tapira, Campos Altos, Prata e Tupaciguara.

MassaNews, 31/10/2018

Fonte Imagem: CNA

Tags

Notícias Relacionadas

Close