USO E APLICAÇÃO

Drones para detectar pragas em lavouras geram economia no uso de defensivos


Produtores rurais de Mato Grosso estão investindo na utilização de drones para realizar a pulverização localizada nas lavouras. Com o auxílio dessa tecnologia, é possível reduzir o uso de defensivos agrícolas em até 70%.

O agrônomo Mikael Rodrigues explicou que a tecnologia auxilia os produtores a avaliarem novos métodos durante os dias chuvosos e de seca. “Eles ajudam esses produtores a lidarem com a meteorologia, em dias nublados e a direção do vento também”, disse.

Segundo o técnico agrícola Gilvan Froes, na fazenda onde trabalha, os drones são utilizados para detectar as pragas nas lavouras. “Nós trabalhamos com áreas grandes, então com o sobrevoo fica mais fácil de detectar alguma mancha”, afirmou.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) também oferece cursos gratuitos que capacitam os trabalhadores do campo. Desde o início do ano, mais de seis mil pessoas foram qualificadas no estado, segundo o gerente técnico Guto Zanata. “Quando um produtor compra uma máquina, ela vem com tecnologia. Então, se você vai usar ou não depende dos operadores”, avaliou.

A tecnologia gera economia e aumenta a produtividade. É possível fazer uma pulverização localizada apenas onde as pragas são identificadas. Dessa maneira, é possível reduzir o uso de defensivos em até 70%.

O consultor da Agrihub Fábio Silva explicou que, com a diminuição de produtos utilizados, os produtores rurais do estado podem ter uma economia de R$ 2 bilhões. “Somente com a pulverização localizada, os produtores podem ter uma economia de R$ 2 bilhões, e conseguiríamos reduzir cerca de 43 milhões de litros de defensivos agrícolas”, afirmou.

O empresário Bruno Pacola, que tem uma empresa onde vende produtos tecnológicos para o campo, disse que o número de produtores rurais que procuram por essas soluções aumentou.

G1, 07/11/2018

Fonte Imagem: Reprodução

Tags

Notícias Relacionadas

Close