ENTREVISTA

Diretor Geral da Golden Cargo fala sobre o transporte de defensivos agrícolas no Brasil


Mauricio Barbosa Pastorello, Diretor Geral da Golden Cargo: Formado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Automação e Processos, pelo (CNPQ), além de diversos cursos de especialização no exterior. Experiência de mais de 30 anos na área de logística, envolvendo produção, armazenagem, transporte e distribuição, importação e exportação, tendo atuado em grandes empresas como a multinacional americana Emery/Menlo Worldwide, a italiana Ferrero, Expresso Mercúrio, Exata Logística, Telefônica Logística entre outras.

 

1. A Golden Cargo é uma empresa com 25 anos de experiência na área de logística de defensivos agrícolas. Para a empresa, como foi o mercado de defensivos agrícolas no ano de 2019? E quais as perspectivas e demandas para 2020?

O ano de 2019 estima uma safra recorde de 240 milhões de toneladas de grãos. Em função disto o mercado de defensivos deve se apresentar com números expressivos também. Como estamos (Setembro) no auge da distribuição para a safra não podemos falar em volumes, mas podemos afirmar que será um ano favorável para as empresas. Este mercado vem crescendo em função do crescimento da produção, assim estimamos que 2020 seja melhor ainda.

 

2. Atuando desde 1994 na logística de defensivos agrícolas, a Golden Cargo pode ao longo dos anos acompanhar o desenvolvimento deste segmento. Para a empresa, como é a sazonalidade no mercado de defensivos agrícolas? E como é gerenciado o estoque de defensivos?

A sazonalidade é uma característica deste mercado em função dos ciclos de produção agrícola. A maioria das empresas tem suas estratégias de estoque. Algumas avançando, deixando mais perto do produtor, outras consolidando em seus operadores e distribuindo diretamente próximo a safra. A Golden, com suas unidades posicionadas no Centro-Oeste e Nordeste, junto aos principais polos produtores, atende os dois casos.

 

3. A logística de defensivos agrícolas é uma importante e rigorosa atividade devido às regras que são colocados a estes produtos. Como a empresa se preparou para atuar neste mercado? Para a Golden Cargo, quais os desafios e os riscos no transporte de defensivos?

O nível de exigência, seja legal ou necessário, é muito grande. Temos uma área de SSMAQ (Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) que além de cuidar de todas as licenças necessárias, promove treinamentos constantes bem como inspeções diárias em unidades e veículos. Os motoristas e time de operações tem treinamento especifico com reciclagem semestral. Podemos dizer que na Golden essas práticas não são mais de responsabilidade de um setor interno ou departamento, elas estão incorporadas a cultura da empresa.

Hoje em dia os maiores riscos estão na segurança. O roubo de carga é um desafio a ser combatido. Nossos veículos possuem diversos sistemas de gerenciamento de risco, como GPS, travas entre outros e são monitorados 24 horas por dia. Este monitoramento visa tanto a segurança como a integridade da carga e cumprimento dos prazos acordados com os clientes.

4. Em 2018 iniciou-se a tabela de frete, que estabelece os preços mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado. Para a Golden Cargo, quais foram as consequências dessa alteração na logística de defensivos agrícolas?

O tabelamento de preços é um risco a lei de mercado. Ele pode favorecer a um dos lados. Neste caso, minha opinião é que a tabela foi realizada sem o consenso das partes fazendo com que seja de difícil aplicação integral. Transportadores, embarcadores, autônomos e carreteiros demonstram insatisfação com a tabela em vigor e o melhor seria sua extinção associada a um entendimento do mercado que deve haver um limite na pressão dos embarcadores sobre os operadores de transporte.

Equipe Global Crop Protection

Fonte imagem: Reprodução

Notícias Relacionadas

Close