NOVAS TECNOLOGIAS

ADNOC, Adani, Basf e Borealis firmam colaboração para complexo de produção química na Índia


A Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi, o Grupo Adani, a Basf e a Borealis AG assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para participar de um estudo de viabilidade conjunto para melhorar uma colaboração para o estabelecimento de um complexo químico em Mundra, Gujarat, Índia. Este é o próximo passo dos planos de investimento da Basf e Adani, conforme anunciado em janeiro de 2019. Com a inclusão do ADNOC e da Borealis como parceiros em potencial, as partes estão examinando várias opções de estruturação do complexo químico para fortalecer os pontos fortes técnicos, financeiros e operacionais do cada empresa. O investimento total é estimado em até US $ 4 bilhões.

A colaboração inclui a avaliação de uma planta conjunta de desidrogenação de propano em escala mundial (PDH) para produzir propeno à base de matéria-prima de propano, a ser fornecida pelo ADNOC. O propileno será parcialmente usado como matéria-prima para um complexo de polipropileno (PP), de propriedade da ADNOC e da Borealis, com base na tecnologia proprietária Borealis Borstar.

O complexo de PP será o primeiro investimento conjunto de produção no exterior da ADNOC e da Borealis como parte de uma estrutura estratégica com sua atual joint venture Borouge. Além disso, o propileno será a principal matéria-prima para o complexo da cadeia de valor de acrílicos anunciado anteriormente, compreendendo ácido acrílico glacial (GAA), Oxo-C4 (butanóis e 2-etilhexanol), acrilato de butila (BA) e potencialmente outros produtos como parte de um joint venture da Basf e Adani, na qual a Basf detém a maioria.

O local designado está planejado no porto de Mundra, em Gujarat, Índia, e os produtos são predominantemente para o mercado indiano, atendendo a uma ampla gama de indústrias locais, incluindo construção, automotiva e revestimentos.

O complexo químico em Mundra deve ser totalmente fornecido a partir de recursos de energia renovável. Os parceiros estão avaliando o co-investimento em um parque eólico e solar com os planos em um estágio avançado de desenvolvimento. Se realizado, esse seria o primeiro local petroquímico neutro em CO2 do mundo a ser totalmente alimentado por energia renovável, alinhado com o compromisso dos parceiros com a sustentabilidade e a eficiência energética.

Comentando a assinatura do MoU, Sultan Al Jaber, Ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos e CEO do Grupo ADNOC, disse: “Esta emocionante colaboração está alinhada à estratégia do ADNOC de promover parcerias mutuamente benéficas. Como parceiro de agregação de valor, a ADNOC desempenhará um papel crucial como fornecedor de matéria-prima de propano para este projeto. Como o mercado global de energia que mais cresce, a Índia é crucial para nossas ambições de crescimento internacional no setor. Como tal, este projeto permite ao ADNOC e seus parceiros capturar o crescimento promissor no mercado indiano de poliolefinas”.

Gautam Adani, Presidente do Grupo Adani, declarou: “Estamos muito satisfeitos em colaborar com nossos parceiros internacionais para estabelecer um Complexo de Fabricação Química no Porto de Mundra. Estamos comprometidos com a iniciativa “Make in India” e servimos ao propósito maior de alinhar oportunidades de crescimento à criação de bens para a nação”.

“A Basf continua comprometida em investir no crescimento da Índia. Desempenharemos um papel fundamental na condução dessa colaboração conjunta, que também é pioneira em termos de sustentabilidade. Esperamos trabalhar em conjunto com nossos parceiros no estabelecimento de um cluster químico em Mundra e no fornecimento ao mercado indiano de produtos downstream de alta qualidade”, disse o Presidente do Conselho de Administração da Basf, Martin Brudermueller.

Alfred Stern, CEO da Borealis, acrescentou: “Esta parceria é uma oportunidade única para fortalecer nossa presença de PP na Índia com a tecnologia proprietária Borealis Borstar PP e criar valor e benefícios tangíveis por meio da inovação para clientes em vários setores”.

Os parceiros pretendem finalizar o estudo de viabilidade conjunto até o final do primeiro trimestre de 2020. A produção deve começar em 2024.

Fonte: Cultivar, 17/10/2019

Fonte da imagem:Cartão de visita foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Tags

Notícias Relacionadas

Close