NOVAS TECNOLOGIAS

AgBiTech lança a primeira mistura quádrupla de baculovírus para lagartas


A australo-americana AgBiTech chega ao mercado de bioinseticidas para controle de lagartas-pragas das principais culturas agrícolas. A companhia anuncia já na safra 2019-20 a introdução da primeira mistura quádrupla de baculovírus com amplo espectro de ação, que chega ao mercado com a marca Surtivo Plus.

Segundo a presidente global de Pesquisa & Desenvolvimento da AgBiTech, Paula Marçon, o registro de comercialização do novo produto no Brasil foi concedido em tempo recorde pelos órgãos reguladores.

Conforme a executiva, Surtivo Plus age no manejo de resistência às lagartas que mais transferem prejuízos a grandes cultivos brasileiros, como soja e algodão: Helicoverpa armigera, Chrysodeixis includens (falsa-medideira) e principalmente o complexo de Spodoptera.

De acordo com o pesquisador da Fundação Chapadão (MT), Germison Tomquelski, o número de aplicações de lagarticidas aumenta safra após safra. Nos últimos dois ciclos, ele acompanhou tanto aplicações isoladas da mistura quádrupla de baculovírus da AgBiTech como também a alternância deste produto com os inseticidas químicos. “Nas áreas em que o baculovírus foi aplicado isoladamente, proporcionou resultados similares aos obtidos com inseticidas químicos. Os benefícios mais evidentes foram em termos de produtividade e redução de custos”, ressalta o especialista.

Tomquelski relata ainda que em alguns dos seus campos experimentais tratados com baculovírus houve registro de produtividade entre 72 sacas por hectare e 75 sacas/ha. “Nas pesquisas em que ocorreu aplicação de baculovírus associado a inseticidas químicos, a produtividade chegou a 80 sacas por hectare”, revela o pesquisador. Para ele, os baculovírus serão os protetores dos inseticidas químicos. “Essa tecnologia oferece mais tranquilidade no manejo de lagartas e se integra efetivamente aos diversos sistemas de produção, com custos bastante competitivos”, conclui Tomquelski.

Fonte: Cultivar, 28/10/2019

Fonte da imagem: Imagem cortesia de dan do FreeDigitalPhotos.net

Notícias Relacionadas

Close