USO E APLICAÇÃO

Nova Zelândia concede liberação de vespa como agente de biocontrole


Foi aprovado um pedido de liberação de uma pequena vespa parasitária para controlar e erradicar o pulgão gigante do salgueiro.

O Scion, do Instituto de Pesquisa da Coroa da Nova Zelândia se candidatou à Autoridade de Proteção Ambiental (EPA) para importar e liberar a vespa parasitóide Pauesia nigrovaria como agente de controle biológico do pulgão gigante de salgueiro ( Tuberolachnus salignus ).

Uma das maiores espécies de pulgões, o Tuberolachnus salignus  pode chegar a 5,8 mm de comprimento. Foi relatado pela primeira vez na Nova Zelândia em dezembro de 2013 em Auckland e se espalhou rapidamente por todo o país.

Os riscos ambientais do pulgão gigante incluem salgueiros danificados, o que pode afetar a estabilidade da margem do rio. Os pulgões transformam a seiva de salgueiro em melado. As abelhas que consomem este melado do pulgão gigante de salgueiro produzem um mel azedo e não comercializável.

O Comitê de Tomada de Decisão, considerando a solicitação, levou em consideração uma série de informações, incluindo um total de 50 submissões públicas; 45 em apoio, dois opostos e três não se opõem nem apoiam o pedido.

O Comitê concluiu que os benefícios da liberação de P. nigrovaria superavam os riscos potenciais.

Ele descobriu que a liberação da vespa – que não pica e não representa riscos para as pessoas – forneceria uma ferramenta altamente específica e sustentável para controlar as populações de pulgões gigantes de salgueiro.

Fonte: EPA, 03/12/2019

Fonte da imagem: Fundo foto criado por bedneyimages – br.freepik.com

Tags

Notícias Relacionadas

Close