SUSTENTABILIDADE

Estudo da Anvisa sobre resíduos de agroquímicos indica que alimentos vegetais são seguros para o consumo


Um novo estudo da Anvisa sobre resíduos de agroquímicos indica que os alimentos de origem vegetal são seguros para consumo da população. Os dados são do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para). Os resultados das análises foram avaliados com base nos limites máximos de resíduos (LMRs) de agroquímicos estabelecidos pela Anvisa. Também houve a avaliação de potenciais riscos agudo e crônico à saúde do consumidor.

Neste ciclo do monitoramento, foram analisadas 4.616 amostras, coletadas nas redes varejistas (supermercados), entre agosto de 2017 e junho de 2018. No total, foram monitorados 14 alimentos, que representam 30,86% do que é consumido pela população.

As coletas incluíram amostras de abacaxi, alface, arroz, alho, batata-doce, beterraba, cenoura, chuchu, goiaba, laranja, manga, pimentão, tomate e uva.

O resultado apontou 41 amostras com potencial de risco agudo, o que representou 0,89% do total de amostras analisadas. A avaliação considera o potencial risco à saúde após o consumo, em um período de 24 horas, de uma grande porção de um alimento com nível elevado de resíduo de defensivos agrícolas.

De acordo com a Anvisa, o agroquímico carbofurano foi o maior responsável pelo risco agudo identificado. O uso deste defensivo agrícola está proibido pela Anvisa desde abril de 2018, visando reduzir eventuais riscos à saúde.

Fonte: Notícias Agrícolas, 11/12/2019

Fonte da imagem: Fundo foto criado por 4045 – br.freepik.com

Tags

Notícias Relacionadas

Close