USO E APLICAÇÃO

Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas na Serra Gaúcha reduz custo com defensivos


Desde 2017, a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) e a Emater/RS-Ascar tem expandido o sistema de monitoramento da mosca-das-frutas nos pomares de pêssego na Serra Gaúcha. Nesta safra, além de monitorar os municípios de Bento Gonçalves, Farroupilha, Pinto Bandeira e Veranópolis, atendendo ao pedido dos produtores, o Sistema chegou a Caxias do Sul, Cotiporã, Nova Pádua e São Marcos. Esses municípios são responsáveis por 90% da produção de frutas de caroço (pêssego e ameixa) para consumo in natura do estado. O Sistema conta com a parceria do IFRS-Campus Bento Gonçalves e das Secretarias Municipais de Agricultura, contando com a participação de 40 produtores e duas estações de pesquisa, nas quais são realizadas o monitoramento da praga.

O monitoramento é realizado de agosto a janeiro durante a safra por uma equipe técnica de pesquisadores e extensionistas que se reúnem para avaliar os dados coletados e fazer indicações para o manejo mais adequado no período. Semanalmente são elaborados boletins com dicas e orientações para uso correto das ações de controle, posteriormente enviados a representantes da cadeia produtiva regional.

Redução de custos com agroquímicos, informações sobre o momento de controle e rápida tomada de decisão. Essa é a avaliação final do Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas nos pomares de pêssego na Serra Gaúcha da safra 2019/ 2020.

Além do alerta indicando a quantidade de moscas no pomar, o Boletim também trazia dicas sobre outros possíveis agentes bióticos e abióticos que pudessem danificar a cultura.

Além de ser utilizado pelos produtores, o Boletim também foi utilizado por técnicos no interior do estado. Jéssica Zalamena, técnica em agropecuária, extensionista rural da Emater/RS-Ascar em Cotiporã, RS, confirma o uso do Boletim junto aos produtores para divulgar os números de moscas nos pomares e discutir sobre a tomada de decisão no manejo dos pomares. No município a sugestão de algumas famílias é expandir o uso do Boletim para frutas cítricas.

O boletim do Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas é uma parceria da Embrapa Uva e Vinho com a Emater/RS-Ascar. Enio Ângelo Todeschini, engenheiro agrônomo, extensionista rural da Emater/RS-Ascar considera essa ferramenta muito importante para os extensionistas, para a pesquisa e para os produtores: “É o terceiro ano em prática e estamos ampliando e fazendo de tudo para manter funcionando o Sistema. É um instrumento que contribui com a racionalização do uso de agroquímicos”.

Fonte: Grupo Cultivar, 24/01/2020

Fonte da imagem: Imagem de flockine por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close