NOVAS TECNOLOGIAS

Coronavírus abre campo para agroquímicas da Índia


A indústria química da Índia avalia como uma “oportunidade de crescimento” a epidemia do Coronavírus na China. Isso porque, atualmente, grande parte da produção de defensivos vem do gigante asiático. Com as restrições impostas pela situação de calamidade, as indústrias indianas veem espaço para suprir a demanda mundial.

Além disso, os desafios ambientais enfrentados pela China estão fazendo com que grandes players mundiais diversifiquem sua base de fornecedores, o que vem beneficiando o país indiano. Isso se reflete na aceleração de receitas das 10 principais empresas de produtos químicos da Índia nos últimos anos, conforme estudo da Avendus Capital PVT Ltda.

Koushik Bhattacharyya, diretor e chefe do setor industrial da Avendus Capital e líder do estudo, acredita que o crescimento deverá ser incrementado. Por outro lado, ele duvida que eventos pontuais como o Coronavírus sejam preponderantes para uma guinada positiva na indústria química indiana.

Na visão do profissional, a produção deve evoluir além dos agroquímicos, onde as empresas indianas desenvolvem e investem em nichos químicos. Conforme ele, esse cenário não é atrativo para as grandes empresas mundiais, mas possuem um mercado mais amplo para o usuário final com altas margens de lucro.

O desafio será conciliar essas utilizações com as restrições ambientais e a regulação. Além disso, os acidentes de trabalho nas fábricas desse setor têm aumentado, como apontou o representante da empresa SRF. Em razão disso, confome ele, muito do crescimento dependerá das aprovações regulatórias.

Por outro lado, os contratos tendem a trazer resultados somente no longo prazo e a própria presença do Coronavírus na China também pode impactar a indústria indiana doméstica, já que muitas empresas também dependem do país chinês para suas operações.

Fonte: Agrolink, 25/02/2020

Fonte da imagem: Imagem de KEVIN STEEL por Pixabay

Notícias Relacionadas

Close