ENTREVISTA

Diretor Comercial da Ballagro Agro Tecnologia fala sobre o mercado de defensivos biológicos


Diretor Comercial da Ballagro Agro Tecnologia fala sobre o mercado de defensivos biológicos

Arnelo Nedel é Cofundador e Diretor Comercial da Ballagro Agro Tecnologia.

Sobre a Ballagro Agro Tecnologia

No mercado agrícola desde 2004, a Ballagro é uma empresa 100% Nacional, que busca uma agricultura mais sustentável, desenvolvendo produtos de Controle Biológico que ajudam a solucionar os principais problemas presentes no cotidiano do produtor.
Criada com a missão de ser referência em Controle Biológico e Nutrição Vegetal, através de pesquisas, tecnologia e produtos de excelência, a empresa conta com duas unidades próprias de produção que trabalham diariamente para multiplicar no campo sua idoneidade e seus valores:

– Agir com seriedade, humanismo, solidariedade e cooperação sempre;
-Respeitar o meio ambiente e as pessoas acima de tudo;
-Buscar a melhoria contínua, inovando e investindo em pessoas, produtos e serviços;
-Integridade moral, honestidade, respeito e valorização a pessoa;

Isso faz diferença, isso é Ballagro!

1. Nos últimos 2 anos, o mercado de defensivos biológicos têm crescido a taxas aceleradas em termos de faturamento e registros de produtos. Neste sentido, quais são as perspectivas de crescimento na oferta de defensivos biológicos no Brasil e no mundo nos próximos anos?

Em 2019 o mercado brasileiro de biodefensivos atingiu o número de 675 milhões de reais, crescendo entre 10 a 15%, número acima da média estimada de crescimento internacional.
A média global de novos produtos biológicos registrados, por ano, aumentou de 3 para 11 na última década. No Brasil, somente em 2020, em torno de 19 novos produtos biológicos foram registrados pelo MAPA.
O mercado de controle biológico segue crescendo em ritmo acelerado em todo o mundo, e estima-se que esse mercado cresça entre 10 a 15 % ao ano no Brasil.

2. Segundo estudos, o Brasil não é um grande dependente do volume importado de defensivos biológicos, possuindo uma quantidade razoável de produção interna, diferente dos defensivos químicos que são fortemente importados. Como o atual cenário do mercado nacional, abalado pelo COVID-19, deve impactar na disponibilidade e no custo destes produtos no Brasil?

Como fazemos parte de um elo fundamental no fornecimento de insumos para produção agrícola, a área industrial da Ballagro não parou suas atividades. Seguimos com a produção normal dos defensivos biológicos, cumprindo todas as normas de segurança estabelecidas pelos órgãos oficiais de saúde durante esse período de pandemia.
Boa parte de nossa matéria prima tem origem nacional e até o presente momento não tivemos forte impacto nos custos de produção, assim não temos nenhuma previsão de aumento nos custos dos produtos biológicos que são disponibilizados ao agricultor.

3. No Brasil, a adoção de técnicas para uma agricultura sustentável está aumentando cada vez mais entre os produtores e isso impacta diretamente nos defensivos biológicos. Com base nisso, quais são as expectativas para o aumento na demanda de defensivos biológicos pelos produtores brasileiros no futuro?

O Manejo Integrado de pragas e doenças, um maior cuidado com a conservação do solo, são práticas cada vez mais constantes em nossa agricultura. Estima-se que 20 milhões de hectares já utilizem algum produto de controle biológico no Brasil, sendo soja, cana, café, hortaliças e frutas são as principais culturas com a utilização. As indústrias do setor vêm desenvolvendo ações, para levar ao agricultor um maior volume de informações técnicas, novos produtos biológicos, novas formulações, inovações em aplicação ao agricultor, contribuindo assim para uma demanda crescente desse tipo de insumo.

4. Para o agricultor, quais são as vantagens e as dificuldades no uso de controle biológico? Atualmente vemos manejos em conjunto, dos produtos biológicos e químicos. Isso pode ser uma tendência? Como vocês enxergam essa prática?

O agricultor tem muitas vantagens no uso de defensivos biológicos! Como são insumos que passam por um processo de validação junto aos órgãos competentes (IBAMA, ANVISA e MAPA) eles possuem eficiência agronômica comprovada, não deixam resíduos nos alimentos, tem maior segurança para os aplicadores e ao meio ambiente. Como dificuldades podemos citar a falta de informação e baixa oferta de produtos em algumas regiões mais distantes.
A utilização conjunta de químicos e biológicos faz parte do Manejo Integrado que está sendo praticado cada vez no Brasil. Não existe uma única solução quando falamos de manejo de pagas e doenças na agricultura, portanto essa é uma pratica muito importante para contribuir para um controle mais eficiente e sustentável.

5. Como uma empresa que possuí um portfólio na parte do controle microbiológico, a Ballagro pretende expandir novos registros para produtos de outras classes como o controle biológico? Quais são os investimentos próximos anos e quais produtos podem ser lançados em breve?

A Ballagro busca constantemente inovação na área de biológicos, desde o nosso nascimento sempre investimos muito em pesquisa e desenvolvimento. Fomos a primeira empresa a registrar um nematicida microbiológico e também primeira empresa a registrar o fungo Beauveria bassiana para controle de Mosca Branca no Brasil.
Nosso foco é trazer soluções que agreguem ao sistema de produção agrícola, assim em 2020 faremos o lançamento de 2 produtos inovadores que serão formulados a base de misturas de microrganismos, entregando facilidade e maior eficiência ao agricultor.
E em nosso pipeline temos desenvolvido em torno de 15 projetos para novos produtos que estarão disponíveis nos próximos anos.

6. Sabemos que o registro de defensivos químicos é muito complexo e demorado no Brasil. Os produtos biológicos passam por esse mesmo processo ou possuem período de liberação mais rápido? Qual é a opinião de vocês quanto a esse processo para os biológicos?

A Ballagro tem uma longa experiência no registro de produtos biológicos, e ao longo dos últimos anos os órgãos competentes tem melhorado e agilizado esse processo. Reflexo disso temos visto um volume grande de registros de defensivos biológicos sendo disponibilizados ao mercado.
Com o crescimento do mercado de biológicos estamos todos evoluindo em várias áreas que vão desde a pesquisa ao regulatório, assim as Empresas (via CropLife) junto do Governo estão constantemente trabalhando em melhorias na legislação.

Equipe Global Crop Protection

Fonte da imagem:Imagem de Myriam Zilles por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close