SUSTENTABILIDADE

Vazio sanitário da soja evita expansão de focos de ferrugem asiática


Dentre os períodos de vazios sanitários vigentes no país, temos destaque para o da soja, que ocorre entre os meses de junho a setembro, variando de acordo com a legislação de cada estado. O período sem o cultivo da oleaginosa, ocorre para evitar os problemas relacionados ao fungo da ferrugem asiática.

No Mato Grosso do Sul, o vazio sanitário da soja iniciou no dia 15 de junho e segue até 15 de setembro. Neste período, os produtores não podem cultivar soja nas lavouras. No estado a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal ( IAGRO) é o órgão responsável, pelas notificações, que ocorrem pelas equipes, que fiscalizam as fazendas.

Os profissionais utilizam de tecnologias de imagens de satélites que capturam em tempo real, tudo o que acontece nas áreas, os equipamentos tiram fotos com uma visão geral das lavouras.

O respeito às práticas estabelecidas nos vazios sanitários é de suma importância para garantir uma produção cada vez maior, sem elevados custos e com menor impacto ambiental. De acordo com Daniel Ingold, diretor presidente da Iagro, os produtores sabem da importância em respeitar o período e seguem cumprindo a determinação que é imposta por Lei desde o ano de 2006.

Fonte: SBA, 22/06/2020

Fonte da imagem: Imagem de Mariana Lazaro mari_lazaro por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close