SUSTENTABILIDADE

Novo mecanismo ajudará a desenvolver biodefensivos


Uma equipe de investigação da Universidade de Valência, na Espanha, descobriu um novo mecanismo de uma proteína que pode ser muito útil na fabricação de biodefensivos mais eficientes. Os resultados deste trabalho foram publicados na revista Nature Communications.

Vip3Aa é uma proteína inseticida secretada pela bactéria Bacillus thuringiensis que possui ação efetiva contra um amplo espectro de insetos lepidópteros. Hoje, é utilizado em lavouras ecológicas e convencionais como biodefensivos spray (inseticidas Bt), bem como em lavouras transgênicas protegidas contra o ataque de insetos (lavouras Bt). No entanto, o mecanismo que induziu a ação inseticida de Vip3Aa permaneceu desconhecido.

“Nossa contribuição ajuda a entender como as proteínas Vip3 agem para destruir as células epiteliais do intestino médio das larvas dos insetos, o que acaba levando à sua morte”, explicam Joan Ferré e Yolanda Bel, pesquisadoras da Universidade de Valência.

Este projeto representa um ponto de inflexão no estudo da ação inseticida de Vip3Aa e abre a porta para o desenvolvimento de novas aplicações biotecnológicas, como a engenharia de proteínas, que possibilitam a produção de proteínas mais estáveis e com maior atividade para o controle agrícola pragas.

“Vale ressaltar que esta é a primeira estrutura de uma proteína, em resolução atômica, obtida por meio de microscopia eletrônica de crioeletron na Universidade de Valência, uma nova técnica que está ganhando força e tem muito a oferecer junto com a cristalografia”, diz Patricia Casino, também pesquisadora.

Fonte: Agrolink, 10/08/2020

Fonte da imagem: Imagem de felixioncool por Pixabay

Tags

Notícias Relacionadas

Close