USO E APLICAÇÃO

EMBRAPA Trigo alerta sobre ocorrência de ferrugem na cultura


A Embrapa Trigo divulgou uma nota técnica alertando para a ocorrência da ferrugem linear do trigo nas lavouras do Rio Grande do Sul. Apesar de não existirem registros de epidemias no Brasil, outros países da América do Sul têm registrado aumento na ocorrência da doença nas lavouras comerciais de trigo.

No início do mês de setembro de 2020, foram detectadas no campo experimental da Embrapa Trigo, em Passo Fundo-RS, folhas de trigo com pústulas amarelo-claro em linhas paralelas às nervuras, em diferentes cultivares. Também chegaram no Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Trigo amostras de folhas de trigo de diferentes locais do Rio Grande do Sul, com incidência dos mesmos sintomas, em distintas cultivares de lavouras comerciais. Lavouras comerciais e campos experimentais foram visitados para coleta de amostras e, a partir das observações e análise em Laboratório, foram identificadas as amostras como Ferrugem Linear do Trigo.

No sul do Brasil, até o momento, não há registro da ocorrência de epidemias pela ferrugem linear. No entanto, observou-se aumento na ocorrência da doença na safra 2020. Neste sentido, pela presença da doença, pela característica de rápido desenvolvimento do patógeno e pelo potencial risco de danos, é necessária atenção dos produtores e profissionais técnicos no acompanhamento das lavouras para detecção precoce da doença e qualquer alteração na reação das cultivares. Como medida de controle emergencial para a safra 2020, que está em curso no Rio Grande do Sul, deve-se realizar o controle químico por meio de aplicação de fungicidas assim que os primeiros sinais/sintomas da ferrugem linear aparecerem na lavoura, com os mesmos fungicidas indicados para controle da ferrugem da folha (mistura de triazol com estrobirulina).

A Embrapa Trigo está atenta a evolução da doença e coloca-se à disposição para esclarecimentos adicionais e para análise de amostras visando a identificação da doença.

Fonte: EMBRAPA, 17/09/2020

Fonte da imagem: Imagem de Manfred Richter por Pixabay

Notícias Relacionadas

Close