SUSTENTABILIDADE

Embalagem reciclada de defensivo recebe troféu de ouro em prêmio


A empresa vem investindo na circularidade das resinas recicladas em embalagens de defensivos agrícolas e conquistou a premiação na categoria Sustentabilidade, que valoriza iniciativas que promovem a otimização dos recursos naturais e proteção eficiente do produto

A Unipac, considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do Brasil, acaba de conquistar o troféu ouro na 20ª edição do Prêmio ABRE, promovido pela Associação Brasileira de Embalagem, com o objetivo de eleger as soluções que se destacam como ícones de excelência no mercado brasileiro.

A empresa recebeu o Prêmio na categoria Estratégica de Sustentabilidade, uma das mais concorridas em 2020, por eleger as embalagens que trabalham com eficiência os processos de produção e distribuição, otimizam os recursos naturais, oferecem proteção eficaz ao produto e otimizam o seu uso, aplicam a simbologia técnica de descarte seletivo, entre outros pontos que compõem a Cartilha “Diretrizes de Sustentabilidade”, publicada pela ABRE.

Projeto pioneiro com o uso de resina proveniente de IBC

O projeto apresentado pela Unipac utiliza resina reciclada proveniente de IBCs (contentores intermediários) em embalagens para defensivos agrícolas. A empresa, que tem muitas histórias de sucesso e pioneirismo para contar, foi a primeira indústria, no Brasil, a desenvolver uma solução com esta fonte de resina reciclada para este nicho de mercado.

O principal desafio enfrentado foi desenvolver um processo de triagem e descontaminação do material reciclado, além de estabelecer protocolos rígidos de monitoramento e manufatura de embalagens de 20 litros autoempilháveis, de forma a atender às regulamentações nacionais e internacionais para acondicionamento e transporte de produtos perigosos. Com a iniciativa, a Unipac fortalece suas estratégias sustentáveis e contribui positivamente com o ecossistema em que faz parte.

O 20º Prêmio ABRE evidenciou a importância da Nova Economia, reforçando conceitos como a geração de valor, integração entre fornecedor e usuário, circularidade, impacto, compartilhamento, cocriação e confiança. Tais pontos atendem à ideação do projeto da Unipac, cuja viabilidade só foi possível devido ao estabelecimento de uma forte parceria com o seu cliente, o que demandou mais de 18 meses de trabalho.

As embalagens da Unipac com resina reciclada de IBC permitirão a reciclagem de mais de 400 toneladas/ano de PEAD (Polietileno de Alta Densidade). Porém, um estudo realizado pela Association of Plastic Recyclers (APR), considerado todos os impactos do ciclo de vida para a produção de produtos com a resina reciclada, indica que os benefícios sustentáveis podem ser ainda maiores: estima-se que a reciclagem pode reduzir o consumo de energia elétrica em até 88% e as emissões de gases de efeito estufa em 71%, se comparado ao ciclo de vida da resina de polietileno virgem.

“Estamos todos felizes e orgulhosos com esta conquista e agradecemos às pessoas que se dedicaram e aceitaram o desafio de trabalhar nesse projeto inovador e disruptivo para o mercado de defensivos agrícolas, contando com a parceria e confiança do nosso cliente Syngenta, que utiliza as embalagens premiadas em seus produtos”, comemora Gabriel Gonçalves, presidente da Unipac.

Fonte: UNIPAC, 16/11/2020

Fonte da imagem: Verão foto criado por freepik – br.freepik.com

Tags

Notícias Relacionadas

Close