MERCADO

Gigantes da China, ChemChina e Sinochem serão reestruturadas


A China aprovou a reestruturação das gigantes do setor de agroquímicos Sinochem Group e da ChemChina Group. As duas empresas asiáticas já há muito são alvo de especulações a respeito de uma possível fusão, uma vez que pertencem ao governo de Pequim e ocupam um espectro de mercado altamente sobreposto.

Em um comunicado de apenas uma linha, a Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais (SASAC), que regula as empresas do governo comunista, anunciou a aprovação da reestruturação. Em um comunicado separado, a Sinochem afirmou que as duas empresas se tornarão subsidiárias de uma nova holding, operada pela SASAC.

“A mudança otimizará ainda mais a alocação de recursos, fortalecerá a inovação e estimulará o crescimento dos negócios”, disse a Sinochem. “Também ajudará o desenvolvimento da indústria química na China”, complementou a empresa de agroquímicos no comunicado.

Ning Gaoning, o presidente de ambas as empresas, disse em novembro de 2019 que estavam explorando uma fusão e trabalhando em finanças e questões jurídicas. O acordo criaria uma empresa de petróleo para produtos químicos com mais de US$ 100 bilhões em ativos.

Um acordo para combinar as duas empresas e criar uma potência globalmente competitiva em uma gama de indústrias básicas está em andamento desde pelo menos 2016. A aprovação formal da China para uma reestruturação provavelmente acelerará sua conclusão, embora o negócio tenha chegado a complicações antes.

Fonte: Agrolink, 01/04/2021

Fonte da Imagem: Imagem de Gaston Laborde por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close