MERCADO

Gastos com plantas invasoras chegam a US$ 1,28 trilhões em 50 anos


O combate às espécies invasoras na agricultura custaram US$ 1,28 trilhão de dólares ao longo dos últimos 50 anos em todo o mundo, indica pesquisa publicada na revisa científica “Nature”. O valor foi levantado por especialistas de todo o mundo entre os anos 1970 a 2017, e aponta uma média anual de 26,8 bilhões de dólares, de acordo com o Agroportal (Portugal).

Segundo a investigação, no entanto, os gastos com o controle das plantas daninhas vão crescendo em proporções geométricas, triplicando a cada década. Em 2017 o valor anual chegou a 162,7 bilhões de dólares. São 20 vezes os orçamentos combinados da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da ONU (Organização das Nações Unidas) nesse mesmo ano.

“Esta fatura de trilhões de dólares não mostra qualquer sinal de abrandamento, com um aumento consistente três vezes superior em cada década. As nossas estimativas globais anuais significam uma enorme carga económica, com um custo médio a exceder o produto interno bruto de 50 países na África em 2017”, disse o principal autor do estudo, Christophe Diagne, da Universidade de Paris-Saclay (centro universitário em Paris).

Corey Bradshaw, da Universidade de Flinders (Austrália) afirma no artigo da Nature que o crescimento da ameaça é potencializado pela “globalização e pelas alterações climáticas”. “Descobrimos que os custos quase duplicam a cada seis anos, um padrão que imita o aumento contínuo do número de espécies exóticas no mundo”, disse ele.

Fonte: Leonardo Gottems – Agrolink, 06/04/2021

Fonte da Imagem: Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close