NOVAS TECNOLOGIAS

Pesquisadores validam nova técnica para o diagnóstico de resistência a herbicidas


Como o número de ervas daninhas resistentes a vários herbicidas continua a aumentar, fica claro que ferramentas inovadoras são necessárias para ajudar os produtores a diagnosticar rapidamente os problemas de resistência. Com acesso mais oportuno às informações, eles podem tomar medidas antecipadas para evitar que ervas daninhas resistentes se espalhem.

Um artigo recente da revista “Weed Science” descreve um novo “ensaio de disco de folha” rápido que usa emissões de fluorescência de clorofila para determinar se uma erva daninha é resistente a vários herbicidas sistêmicos e de contato. Em contraste com as demoradas e trabalhosas triagens em estufas e estudos populacionais, os resultados do ensaio do disco da folha estão disponíveis em cerca de 48 horas.

Em um estudo de pesquisa recente, os cientistas foram capazes de usar a técnica de fluorescência para detectar rapidamente a resistência ao Glifosato, Dicamba e Fomesafen em ervas daninhas de folha larga e gramíneas, incluindo amaranto peregrino, cânhamo d’água, kochia e grama.

O ensaio separou claramente as populações suscetíveis a herbicidas daquelas que são altamente resistentes. No entanto, ele exibiu menos sensibilidade na identificação de populações com níveis mais baixos de resistência. Embora seja necessário mais trabalho para ajustar o novo teste para maior precisão, os pesquisadores dizem que é uma grande promessa.

“Além da velocidade, o ensaio do disco-folha requer menos habilidades técnicas”, diz Chenxi Wu, cientista pesquisador da Bayer CropScience. “Isso significa que mais laboratórios de ciência de ervas daninhas serão capazes de usar a técnica para identificar múltiplas resistências de forma eficiente, o que ajudará os produtores a tomarem ações mais imediatas e informadas.”

Fonte: Agropages, 13/04/2021

Fonte da Imagem: Imagem de Franz W. por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close