USO E APLICAÇÃO

Nanotecnologia impacta no controle de fungos nos grãos


A DVA Agro traz para o Brasil o lançamento EffiK-One, dotado da exclusiva nanotecnologia hidrocoloide orgânica, à base de lipídios, nano-estruturada (Organic Hydro Colloid), e que pode encapsular minerais ativos, nutrientes ou outros compostos em um ambiente aquoso, melhorando a eficiência de translocação e penetração nas plantas.  A novidade, além de fornecer três microelementos importantes para a lavoura: zinco, cobre e manganês, fundamentais para o desenvolvimento das culturas, ainda pode causar outro efeito benéfico, ajudando a planta a se defender ao ataque de pragas e doenças.

A tecnologia do produto possui um efeito de translocação do cobre dentro da via vascular. “Essa ação do cobre que é inerte originalmente, com nossa tecnologia entra em contato com fungos e bactérias, ajuda a planta a se preparar para as adversidades e também auxilia em sua recuperação”, aponta o líder global de nutrição de plantas da marca, Andres de La Cruz Perez.

A maioria das doenças que atacam as lavouras são de difícil controle, e uma boa parte dos organismos que as causam são anaeróbico, ou seja, não necessitam de oxigênio para o crescimento. “Quando colocamos oxigênio nessa planta você mata-os de forma natural. E aí o problema é como você transporta esse O2 dentro do tronco? A nanotecnologia do Effik-One faz isso. O produtor está comprando é a capacidade de resolver o problema”, explica o profissional.

Com a melhora da performance de penetração e translocação dos micronutrientes na lavoura o produtor tem muitos benefícios. “Isto permite que elas permaneçam saudáveis, desenvolvam seu sistema imunológico e continuem a ser produtivas durante todo o seu ciclo. Em outras palavras, a lavoura pode se tornar resistente às atividades de patógenos que anteriormente causavam danos ao seu desenvolvimento”, completa o líder.

O produto também é orgânico, auditado pela instituição europeia EcoCert, além de ser o primeiro da multinacional alemã dotado da tecnologia que ingressa no mercado comercial. Ele já foi testado em solo brasileiro nas culturas de soja, milho, alho e banana.

Para comprovar os benefícios do Effik-One, a DVA Agro testou no município de Santa Rosa, no Paraná na safra 2019/20, o seu desempenho no campo. O estudo apontou que na área aplicada houve um aumento na produção de 3,7 sacas/ha. Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador de marketing da empresa no Brasil, Bruno Francischelli, a diferença está possivelmente ligada ao efeito de maior fornecimento de nutrientes que a lavoura recebeu devido à alta tecnologia da formulação, o que acabou gerando maior fortalecimento da mesma e assim mais proteção.

Fonte: Grupo Cultivar 01/06/2021

Fonte da Imagem: Imagem de Mariana Lazaro mari_lazaro por Pixabay.

Tags

Notícias Relacionadas

Close