NOTÍCIAS
Efeitos climáticos do El Niño podem impulsionar pragas na soja
A safra agrícola 2023/24 está se aproximando, e os agricultores devem estar atentos aos efeitos climáticos que estão sendo muito influenciados pelo fenômeno El Niño. Tais efeitos podem resultar em desafios fitossanitários em várias regiões do país.Temperaturas mais elevadas e padrões de chuvas irregulares estão previstos, o que cria um ambiente favorável para um aumento na presença de insetos e fungos prejudiciais às plantações.
As variações climáticas tem potencial de intensificar a pressão causada por diversas pragas como percevejos e mosca-branca. De acordo com a Embrapa, esses dois insetos que podem causar perdas superiores a 30% na produção de soja. Ademais, podem afetar milho, algodão e outras culturas.
As chuvas intensas e aumento nas temperaturas, também favorecem o aparecimento de doenças na soja como a Ferrugem Asiática, Mancha Alvo e Doenças de Final de Ciclo, podendo resultar em perdas de até 80%.
De maneira geral, a melhor estratégia para os produtores é realizar um bom monitoramento e utilizar defensivos eficazes para o combate de insetos e fungos.
Fonte: Agrolink, publicado em 21/09/2023
Fonte da imagem: Freepik