SUSTENTABILIDADE
Estudo destaca compostos de Salvia pratensis como fonte natural com potencial herbicida
O objetivo deste estudo é baseado na busca de ″novos″ produtos vegetais potencialmente amigáveis ao meio ambiente com atividade herbicida. O objetivo do estudo também é encontrar a fonte que seja fácil de colher em grande quantidade dentro do ambiente local.
Salvia pratensis L. é a planta comum de campo. Ela se espalha por todo o mundo em zonas temperadas em alta densidade. A investigação de sua composição e potencial atividade biológica tem sido muito menos estudada em comparação com a mais famosa Salvia officinals L. A ideia da pesquisa também se concentrou na fonte da planta que é fácil de alcançar e colher, bem como fornecer experimentos economicamente interessantes.
A extração dos componentes ativos foi preparada por água quente em dois graus diferentes (60 °C e 100 °C) e extração Soxhlet por três concentrações diferentes de etanol (10%, 30% e 70%). O conteúdo fenólico total, conteúdo de flavonoides totais, conteúdo de ácido rosmarínico, bem como o potencial fitotóxico e antioxidante dos extratos foram avaliados. Análise de Componentes Principais (PCA) e Análise de Cluster Hierárquico (HCA) foram conduzidas para comparar os diferentes extratos.
O método de extração influenciou significativamente a quantidade de massa seca e a quantidade de compostos fenólicos nos extratos. Em relação à atividade fitotóxica, a maior efetividade foi observada no extrato etanólico com menor concentração (10%). Não foi observada germinação em nenhuma das quatro plantas modelo após a aplicação das maiores doses.
Em resumo, na investigação atual foi encontrado um método de extração eficaz e de baixo custo para extração de metabólitos secundários – componentes ativos de S. pratensis , que parece ser uma fonte natural promissora com potencial efeito herbicida.
Fonte: Agropages, publicado em 06/01/2024
Fonte da imagem: Freepik