NOVAS TECNOLOGIAS
Universidade chinesa cria acaricida com IA e inova no controle de pragas

Os ácaros representam uma das maiores ameaças às plantações, afetando seis das principais regiões produtoras de alimentos na China, incluindo o Sul, a China Central e a China Oriental. Os ácaros causam perdas econômicas agrícolas de 10 bilhões de yuans por ano, ameaçando mais de 100 milhões de mu (aproximadamente 6,67 milhões de hectares) de terras cultivadas, para as quais a prevenção e o controle de ácaros estão sob grande pressão.
Nesse contexto, a equipe de pesquisa da Universidade de Ciência e Tecnologia do Leste da China viajou a Xangai, Jiangxi, Chongqing e Anhui para realizar pesquisas aprofundadas. Por meio de intercâmbios com agricultores, a equipe de pesquisa conseguiu identificar com precisão três principais problemas enfrentados pelos acaricidas convencionais: aumento da resistência a ácaros, toxicidade ao meio ambiente e alto custo para os agricultores.
A equipe de pesquisa utilizou o design molecular de defensivos assistido por IA para introduzir SCF3 de forma inovadora na molécula, o que permite a síntese de centenas de compostos, sendo submetidos a mais de 300 triagens experimentais. Eventualmente, um novo acaricida com desempenho excepcional é desenvolvido com sucesso, com três conquistas extraordinárias: 1) um efeito acaricida significativamente aumentado, com uma atividade acaricida 160 vezes maior do que a dos produtos comerciais convencionais existentes, especialmente no que diz respeito ao controle de ácaros resistentes; 2) uma excelente segurança ecológica, baixa toxicidade para organismos não alvos, como mamíferos, peixes e abelhas, com alta compatibilidade ambiental; 3) um processo de produção disruptivo e inovador, onde um processo eficiente de “reação de substituição em uma etapa” desenvolvido pela equipe de pesquisa pode simplificar significativamente o processo de produção e reduzir significativamente o custo de produção.
O líder da equipe de pesquisa diz que o novo acaricida deve ser promovido em todo o país para ajudar os agricultores a prevenir e controlar de forma prática e eficiente os danos causados pelos ácaros; reduzir perdas econômicas; proteger a qualidade e a segurança dos produtos agrícolas; impulsionar a revitalização rural com inovação científica e tecnológica para contribuir com a iniciativa de redução do uso de defensivos e aumento da eficiência da China.
Nos últimos anos, por meio de programas nacionais de pesquisa e do laboratório de engenharia de biorreatores, a equipe de criação de pesticidas ecológicos da Universidade de Ciência e Tecnologia da China Oriental criou sucessivamente os produtos Paichongding e Cicloxaprido, que receberam registro completo como novos defensivos, tornando-se uma conquista simbólica da China na criação de inseticidas.
Fonte: Agropages, publicado em 14/08/2025
Fonte da imagem: Freepik