MERCADO
Fábrica da Rhodia vai ser fechada em Santo André
Fábrica da Rhodia vai ser fechada em Santo André
A unidade da Rhodia Química em Santo André vai ser fechada pelo grupo belga Solvay. O objetivo é concentrar operações de especialidades químicas (produtos que entram na formulação de xampus e condicionadores e defensivos agrícolas) em Itatiba, na região de Campinas.
Segundo a empresa, os 63 funcionários da unidade do Grande ABC, vão ser convidados a trabalhar em Itatiba, onde atualmente há 38 trabalhadores. O processo de transferência deve levar de um ano e meio a dois anos.
Os que não quiserem ir para o Interior, serão demitidos ou realocados em outras divisões. No entanto, será iniciada negociação com o Sindicato dos Químicos do ABC a partir da próxima semana, para a oferta de pacote de benefícios aos que forem desligados.
A Solvay adquiriu recentemente, por R$ 100 milhões, a fábrica da empresa Erca, que atua no segmento, e fica localizada em Itatiba. A decisão de encerrar a atividade em Santo André, segundo a companhia, se deve ao fato de que a Erca tem tecnologia de ponta nessa área, e esses ativos industriais darão à Rhodia a escala necessária para ampliar sua produção e atender à demanda crescente dos mercados.
O objetivo da Solvay é ampliar a presença nos segmentos de home care (cuidados pessoais) e defensivos agrícolas, que têm tido crescimento de vendas de dois dígitos ao ano. A aquisição ainda será avaliada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Para o grupo belga, isso é de praxe, já que só a Rhodia faturou US$ 1,4 bilhão no Brasil em 2012.
Fonte: Portal de Paulínia
04/12/2013