USO E APLICAÇÃO

Agricultores mudam estratégia com defensivos na soja devido ao calor

Agricultores mudam estratégia com defensivos na soja devido ao calor


As altas temperaturas registradas no momento, além de prejudicar o desenvolvimento da soja, também levam a uma mudança de postura em relação à aplicação de defensivos agrícolas. Conforme o agrônomo do escritório municipal da Emater de Ijuí, Felipe Kinalski, produtores podem até aplicar defensivos à noite para fugir do calor excessivo.

Isso porque esses produtos não podem ser passados com temperaturas acima de 32 graus e com umidade relativa do ar abaixo de 50%. Kinalski frisa que com temperaturas extremas os defensivos não produzem o efeito desejado e ainda alguns produtos, com determinada composição, podem até queimar a planta. Outra orientação é aplicar produtos bem cedo da manhã.

Ainda sobre soja, começa surgir com maior intensidade a preocupação com perdas causadas em razão da falta de chuva e altas temperaturas. Em Ijuí e região há casos de lavouras que não recebem chuva suficiente há cerca de um mês. Levantamento da Emater indica problemas nas lavouras nas regiões de Boa Vista do Cadeado, Jóia, além da parte Norte de Ijuí, como distritos de Mauá e Floresta. Esses locais estão com o solo muito seco, o que causa queda de flores e vagens da soja.

Por isso, já há pequena perda de rendimento. Com a previsão de que deve chover com maior intensidade somente a partir da próxima quinta-feira, a quebra poderá ser bem maior. Nesse período a chuva é fundamental, visto que a soja está em formação de grãos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

11/02/2014

Notícias Relacionadas

Close