Com um conceito que enfatiza a importância da integração do agronegócio para a construção de um setor mais forte e um futuro com mais competencias, a Bayer CropScience apresenta ao mercado a Rede AgroServices. A iniciativa busca fomentar discussões sobre o desenvolvimento da agricultura brasileira, compartilhando visões, somando conhecimentos e multiplicando possibilidades. Organizada em uma plataforma online de conteúdo interativo, a Rede visa criar sinergia entre os diversos elos da cadeia produtiva – indústria, agricultores, pesquisadores, distribuidores, cooperativas, fornecedores, estudantes, jornalistas, entre outros públicos estratégicos – como fontes de informações de gestão, mercado e tecnologia.
“Decidimos unificar nossos programas de relacionamento em um conceito de rede a fim de conectar, ampliar e permitir a troca de informações. Com isso, veio a ideia da Rede AgroServices e de estender essa conexão. Reunir os diferentes atores do agronegócio possibilita a criação de uma força fundamental para o desenvolvimento do setor, e da ideia de Brasil como provedor de alimentos, fibras e energia ao invés de “celeiro do mundo”. Com este projeto não falamos mais em cadeia e sim em rede, conexões e infinitas possibilidades de relações e negócios”, diz Ivan Moreno, diretor de Acesso ao Mercado da Bayer CropScience. A empresa investirá, no primeiro ano da Rede AgroServices, mais de 100 milhões de reais.
Ele ressalta, ainda, que essa integração cria um ambiente colaborativo propício para que os agricultores passem a ter negócios mais sólidos e menos vulneráveis. Isto é feito a partir da colaboração de todos os integrantes para o desenvolvimento de soluções inovadoras que podem surgir nos debates fomentados pela Rede. Outro ponto a descatar é a possibilidade de mudanças na forma como personagens importantes da cadeia produtiva são percebidos pelo setor. “Os distribuidores e cooperativas, por exemplo, que são vistos como parceiros comerciais passarão a ser parceiros de desenvolvimento de mercado. Assim como os consultores, que são percebidos apenas como especialistas em culturas, passarão a se posicionar como especialistas em agronegócios. No final, quem se beneficia é a atividade agrícola e os segmentos na qual ela tem influência”, comenta Moreno.
Para isso, a empresa desenvolveu um portal interativo com notícias de campo, economia, legislação, tecnologia, mercado, culturas, iniciativas sustentáveis em cooperativas, cases de sucesso, etc. O conteúdo será oferecido por meio de vídeos, textos e relatórios que proporcionem aos diferentes públicos poder de decisão para tornar seu trabalho ainda mais rentável.
“A interatividade é a peça-chave do portal Rede AgroServices, por isso ela aparece em formato de rede social e fóruns com especialistas. Além disso, oferece conteúdo para que a sociedade de uma forma geral possa saber mais e entender melhor a importância do agronegócio brasileiro e de seus atores, que geram oportunidades para o reconhecimento mundial do nosso País”, esclarece o executivo, destacando que os serviços oferecidos pelos programas de relacionamento Bayer Agro Services (grandes produtores), Bayer Aproxima (produtores atendidos pela distribuição), Integração (cooperativas) e CPTI (prescritores) serão mantidos e ficarão alocados em páginas específicas acessadas por meio de login e senha. Em números, a Rede AgroServices integrará 450 grandes agricultores, 25 mil produtores de médio e pequeno portes, 60 produtores de Conhecimento, 320 produtores de Negócios, 100 produtores de Cooperação e 110 produtores de Serviços.
A proposta da empresa é trabalhar o conteúdo em cinco frentes, com possibilidades de conexão entre os temas:
Governo – legalização, projetos relacionados ao âmbito federal, municipal e estadual, CTNBio;
Relações com a Sociedade – nortear discussões, projetos para valorização com o produtor, noticias, eventos, vídeos, posts, filmes, programas específicos, serviços;
Negócio sustentável – iniciativas que podem tomar o negócio do produtor perene, com foco em inovação e gestão de risco;
Geração de negócios – plataforma de serviços, programas de relacionamentos, viagens técnicas, monitoramento de nematoide, e estações meteorológicas, programas de pontos;
Conhecimento – pesquisas, gestão financeira e informações técnicas.
De acordo com Rafael Villarroel, diretor de Operações de Negócios Brasil, a Rede AgroServices é o início de uma visão integradora e inédita para o agronegócio. “A Bayer CropScience é uma empresa que está ao lado do agricultor em todas suas necessidades, e acredita que a tecnologia pode levar o Brasil a altos patamares de produção de alimentos, energia e fibra. As conexões feitas nesta Rede certamente irão gerar competências necessárias para a evolução do setor. Significa que somos todos produtores de alimentos, de vida, de desenvolvimento e, principalmente, produtores do futuro.”
Bayer CropScience, 22/06/2015