USO E APLICAÇÃO

Semente da Dow AgroSciences pode conseguir registro nos EUA

Semente da Dow AgroSciences pode conseguir registro nos EUA


A Dow AgroSciences informou que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) anunciou hoje a intenção de conceder registro à tecnologia Enlist, desenvolvida pela multinacional.

A semente Enlist é geneticamente modificada para resistir à aplicação de três herbicidas — entre eles o 2,4-D. Esse defensivo é alvo de uma série de críticas, inclusive do Ministério Público Federal brasileiro, por ser um dos componentes do chamado “agente laranja”, desfolhante usado pelos EUA na guerra do Vietnã. No Brasil, a Dow está à espera da aprovação de cinco materiais com a tecnologia, três de soja e dois de milho.

A EPA abriu um período de 30 dias para que produtores e outros representantes de sociedade se manifestem a respeito do Enlist, antes que a agência dê sua decisão final sobre o registro. 

Conforme a Dow, no documento que emitiu hoje, a EPA disse que tem “um conjunto de dados completo e cientificamente robusto do 2,4-D” no que diz respeito à saúde humana. Ainda segundo a múlti, o uso do 2,4-D está autorizado pelas agências reguladoras de mais de 70 países, incluindo EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá, Japão e Austrália.

Valor Econômico, 30/04/2014

Notícias Relacionadas

Close