SUSTENTABILIDADE

Reunião define data para recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos no Projeto de Irrigação São João

Reunião define data para recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos no Projeto de Irrigação São João


Uma reunião ocorrida na tarde desta terça-feira, 1º de julho, entre a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec, Secretaria Estadual de Agricultura – Seagro, Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest – TO e produtores rurais do Projeto de Irrigação São João definiu que no dia 13 de agosto, das 8h às 16h será feito o recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos no projeto.

Durante a reunião a coordenadora de Inspeção Vegetal da Adapec, Ingergleice Machado de Oliveira Abreu fez esclarecimentos aos produtores rurais sobre o projeto de coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos, alertando sobre a entrega das embalagens mediante o processo da tríplice lavagem. “É importante que os produtores faça a tríplice lavagem logo após a aplicação do produto, pois isso, evita a contaminação humana e do meio ambiente,” disse a coordenadora.

Esta é a segunda ação de recebimento de embalagens no projeto que passará a ser feita anualmente no mês de agosto. O encontro de hoje entre os órgãos parceiros da ação definiu além da data, as estratégias de divulgação e sensibilização dos produtores até a realização da coleta. Serão recebidas apenas as embalagens vazias de produtos agrotóxicos, que não contenha nenhum resto do produto e de preferência que o agricultor tenha as notas fiscais dos produtos, além dos documentos pessoais. Os produtores que fizerem a devolução das embalagens receberão o comprovante da entrega que deve ser guardado pelo período de um ano.

O vice-presidente da Associação dos produtores Rurais do Prata, Jeronimo Martins de Freitas, destacou que esta ação será de grande importância para o projeto, pois vários produtores ainda não têm a consciência de fazer a devolução das embalagens que causa perigo para o ser humano e poluição ao meio ambiente.

A assessora Técnica da Seagro, Lucélia Ferrari, disse que a secretária participará da ação contribuindo com uma campanha junto aos agricultores sobre o correto de agrotóxicos, descartes das embalagens e uso do equipamento de proteção individual. No dia da coleta será realizada ainda pela Seagro uma palestra sobre o tema.

Surgiu/Welcton de Oliveira, 01/07/2014

Notícias Relacionadas

Close