MERCADO

Cade aprova contrato entre Sumitomo e Monsanto para herbicida

Cade aprova contrato entre Sumitomo e Monsanto para herbicida


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, o acordo firmado entre a japonesa Sumitomo Chemical e americana Monsanto para fornecimento de herbicida à base de flumioxacina. Tomada após análise em rito sumário, a decisão foi publicada pela superintendência-geral da autarquia no “Diário Oficial da União” de hoje. 

Além do herbicida, usado para proteger culturas de soja, a Sumitomo vai fornecer o próprio princípio ativo. A Monsanto irá distribuir ambos os produtos no âmbito do Roundup Ready Plus, sistema de controle de pragas que combina herbicidas da marca Roundup, da Monsanto, com outros herbicidas, próprios ou de outros fabricantes.

O herbicida à base de flumioxacina da Sumitomo será comercializado pela Monsanto sob a marca Sumisoya.

Na documentação entregue ao Cade, a companhia japonesa, que já exporta para o país, explica que “a operação representa oportunidade de aumentar as vendas” de herbicida à base desse princípio ativo no Brasil. A Monsanto, por sua vez, ressalta que a parceria inclui um novo tipo de herbicida em sua carteira de produtos.

O Cade entendeu que não há dano ao ambiente concorrencial, ainda que a operação represente sobreposição horizontal de atividades. No seu parecer, a superintendência-geral da autarquia destaca que o contrato de fornecimento firmado entre as requerentes não prevê exclusividade. Portanto, a Sumitomo não está impedida de fornecer os mesmos produtos a outras empresas.

Valor Econômico, 07/07/2014

Notícias Relacionadas

Close