MERCADO

Fatores políticos dificultam o registro de agroquímicos no Brasil

Fatores políticos dificultam o registro de agroquímicos no Brasil


Uma das principais dificuldades para o registro de novos produtos agroquímicos no Brasil é o “fator político”. Esta é uma avaliação feita pelo engenheiro agrônomo Flávio Hirata, da AllierBrasil, empresa especializada no registro e mercados de produtos agroquímicos durante a 7ª Feira de Agroquímicos do Brasil, realizada em agosto, em São Paulo.

“É muito difícil algo a médio prazo devido às decisões relacionadas com as novas regulamentações para o registro de produtos, que é o maior desafio, depender de decisões políticas. Também é difícil sair do âmbito técnico, já que é a lei que muda suas regras. O que vai acontecer não é nada previsível em termos políticos”, explica Hirata.

O agrônomo disse que “há uma grande quantidade de desafios os quais se deve investir no Brasil. O primeiro é o registro. O segundo é o acesso aos mercados, além dos problemas de pagamento a crédito e a prazo. Por isso, temos incerteza jurídica, normativa e econômica, tais como acontece com a variação das taxas de câmbio e crédito agrícola”.

Agro Pages, 20/09/2014

Notícias Relacionadas

Close