MERCADO
Monsanto conversa com investidores da Syngenta para ganhar o apoio no negócio
Monsanto conversa com investidores da Syngenta para ganhar o apoio no negócio
Monsanto está hospedando reuniões em toda a Europa para atrair acionistas da Syngenta após a empresa de sementes e químicos suíça rejeitou uma segunda proposta de compra da sua rival norte-americana na segunda-feira.
Abordagem inicial da Monsanto foi rejeitado pela Syngenta em maio, em parte, com o fundamento de que não foi tratado as preocupações regulamentares. A empresa dos EUA disse no domingo que tinha se oferecido para pagar Syngenta 2 bilhões de dólares se a fusão não conseguir obter aprovação dos órgãos reguladores, mas isso foi rejeitado como “totalmente inadequada”.
As reuniões com acionistas Syngenta sendo organizadas pela Monsanto estão programadas para esta semana em Londres, Zurique e outras cidades europeias, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.
A empresa dos EUA Chief Operating Officer Brett Begemann, por exemplo, irá atender investidores Syngenta em um luxuoso hotel de Zurique na terça-feira, uma das fontes disse.
“O objetivo é convencer os acionistas da Syngenta para pressionar a empresa a negociar com a Monsanto”, disse outra fonte.
A pessoa disse que a Monsanto estaria hesitante em tomar uma oferta oficial aos acionistas evitando gestão da Syngenta, porque teria de organizar a venda de empresas por razões anti-trust sem ter controle sobre o alvo.
Monsanto não quis comentar.
Em uma carta 06 de junho de gestão Syngenta publicado pela Monsanto, a empresa dos EUA Chief Executive Hugh Grant disse que queria “reforçar a minha decepção pessoal com o ritmo do progresso no que buscamos ser, um processo de boa-fé construtiva para negociar uma solução mutuamente transação benéfica “.
O mercado de ações tem sido dúbio sobre a probabilidade de um acordo ter sucesso, com ações da Syngenta 1,3 por cento, para 407,4 francos suíços na segunda-feira. A proposta original da Monsanto valoriza ações da Syngenta em 449 francos.
“Totalmente inadequada”
Syngenta recusou a segunda abordagem da Monsanto que acrescentaram a proposta de regulamentação taxa break-up $ 2 bilhões para os termos oferta original.
“A segunda carta de Monsanto representa o mesmo preço inadequada, mesmas empresas regulatórios inadequados para fechar, mesmos riscos regulatórios e as mesmas questões associadas com movimentos da sede dupla”, disse Syngenta em um comunicado.
“A única mudança pela Monsanto é adicionar uma taxa de quebra de regulamentação reverso totalmente inadequada.”
Monsanto, a maior empresa de sementes do mundo, enfrenta ameaças crescentes, tanto escrutínio regulamentar e oposição consumidor. Uma unidade pelo produtor de herbicida Roundup para diversificar seus negócios está fazendo Syngenta um alvo atraente, dizem analistas.
Se a Monsanto retoma Syngenta, que ganharia um amplo portfólio de fungicidas, inseticidas e outros herbicidas.
Alguns investidores concordaram que a Monsanto precisa colocar mais em cima da mesa para ter qualquer chance de conseguir Syngenta.
“Um preço mais elevado melhora do perfil de risco-recompensa para os acionistas da Syngenta, mas eu também gostaria de ver um maior compromisso com empresas reguladoras e uma taxa de ruptura mais elevada”, disse John Melsom, diretor de investimentos do fundo de hedge evento conduzido na London-based Parceiros Omni.
Mark Denham, gestor do Fundo Europeu de ações da Aviva Investors, destacou o risco de o plano de Monsanto para vender o negócio de sementes da Syngenta, o que significaria desvendar sua estratégia de gestão de sementes e pesticidas linhas de produtos como um.
“Vamos dizer que temos que atravessar o negócio e ele caísse no último minuto, que seria muito perturbador para esse modelo de negócios. Então, eu concordo que a taxa de 2 bilhões de ruptura parece um pouco baixo.”
Reuters, 09/06/2015