MERCADO
CTNBio aprova dois novos materiais de milho transgênico
CTNBio aprova dois novos materiais de milho transgênico
Em reunião realizada hoje, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a liberação comercial de dois novos materiais de milho geneticamente modificados, um da Monsanto e outro da Dow AgroSciences. Ambos apresentam tolerância a herbicidas.
O material da Monsanto é um híbrido produzido por meio do cruzamento clássico de dois “traits” (eventos transgênicos) já aprovados pela CTNBio — o NK 603, da própria Monsanto, e o T25, desenvolvido pela Bayer. Esse híbrido apresenta tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato de amônio, e está liberado para consumo humano e animal.
No caso da Dow AgroSciences, houve a aprovação de um novo trait: o DAS-40278-9, também para consumo humano e animal. O produto é tolerante a herbicidas, entre eles o 2,4-D.
O 2,4D tem enfrentado muita resistência ao redor do mundo, por ser um dos componentes do agente laranja, usado durante a guerra do Vietnã.
Ainda assim, a CTNBio considerou o produto seguro. “Os testes laboratoriais não encontraram diferenças que indicassem que o produto é mais inseguro para consumo que o seu equivalente não geneticamente modificado”, disse a comissão, em nota.
A CTNBio lembrou que o milho DAS-40278-9 — que atende pelo nome comercial de “Enlist” — já foi aprovado para plantio ou consumo animal e humano em países como EUA, Canadá, Japão, México, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia, Taiwan e África do Sul.
Valor, 05/03/2015