MERCADO
Vendas da divisão agrícola da Basf cresceram 6% no 3º tri de 2015
Vendas da divisão agrícola da Basf cresceram 6% no 3º tri de 2015

A divisão agrícola da empresa química alemã Basf registrou uma elevação de 6% nas vendas para terceiros (conforme nomenclatura adotada pela companhia) durante o terceiro trimestre do ano, a 1,1 bilhão de euros. Em nota que acompanhou o balanço financeiro divulgado hoje, a múlti creditou a alta aos maiores preços e volumes comercializados.
Entretanto, a depreciação de moedas de países emergentes — especialmente o real brasileiro —, levou a efeitos cambiais negativos, ressaltou a Basf, que também chamou a atenção para o aumento dos custos.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) no trimestre encerrado em 30 de setembro caiu 27% na comparação com o mesmo intervalo de 2014, para 68 milhões de euros. Já o lucro antes de juros e impostos (Ebit) apresentou recuo mais expressivo, de 84%, a 6 milhões de euros. “Em grande parte, isso resultou de maiores custos advindos principalmente de aumentos de capacidade e redução de estoques”, afirmou a empresa, na nota.
As vendas da alemã declinaram na Europa e na Ásia, mas subiram na América do Norte. Na América do Sul, a Basf reportou “crescimento significativo”. “À espera de novos aumentos de preços em função da desvalorização das moedas locais, muitos clientes fizeram pedidos cedo. Essa tendência mais do que compensou os efeitos negativos do câmbio e o impacto de um ambiente de mercado cada vez mais difícil”, disse a companhia.
No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o braço agrícola da Basf contabilizou uma alta de 7% nas vendas, em relação ao mesmo período de 2014, para 4,65 bilhões de euros. O Ebitda permanece estável, a 1,11 bilhão, e o Ebit, recua 4%, para 944 milhões de euros.
Já os resultados da Basf como um todo (que inclui segmentos como químicos e óleo e gás) foram impactados por um “ambiente econômico mais fraco”, o que levou à redução nas vendas de 5% no terceiro trimestre, a 17,42 bilhões de euros. Contudo, o lucro líquido avançou 19%, a 1,20 bilhão de euros.
A Basf ajustou suas projeções para 2015 e agora espera uma ligeira queda nas vendas e no lucro antes de juros e impostos (Ebit).
Valor, 27/10/2015